A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Filho é preso após confessar ter matado o próprio pai policial e ocultado corpo em cisterna por seis anos em Manaus

Suspeito revelou à polícia onde havia escondido o corpo do próprio pai após pressão da madrasta.

Por Arquipo Goes

16/05/2026 às 14:25 - Atualizado em 18/05/2026 às 11:01

Resumo

Gabriel Maciel, de 33 anos, foi preso em Manaus após confessar ter matado o próprio pai, o policial militar aposentado José Moura Maciel, em 2019. O corpo da vítima foi encontrado enterrado em uma cisterna no quintal da antiga casa da família, no bairro Nova Esperança. Segundo a polícia, o crime teria sido motivado pelo interesse em armas que pertenciam ao militar.

Notícias de Polícia – Um crime brutal que permaneceu oculto por quase seis anos veio à tona neste sábado (16/05), em Manaus. Gabriel Maciel, de 33 anos, foi preso após confessar o assassinato do próprio pai, o policial militar aposentado José Moura Maciel, de 60 anos. O corpo da vítima foi encontrado enterrado em uma cisterna no quintal de uma residência localizada na rua Álvaro Perez Filho, no bairro Nova Esperança 1, zona oeste da capital amazonense.

A prisão ocorreu após o suspeito ser localizado pela madrasta na região da Ponta Negra, zona oeste, onde estaria vivendo em situação de rua. Segundo a polícia, ela pressionou Gabriel a revelar o crime e procurar a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Delegado detalha dinâmica do crime

De acordo com o delegado Gerson Oliveira, a família havia deixado a residência anos antes, depois que Gabriel passou a enfrentar problemas com drogas. Mesmo distante, o pai continuava ajudando financeiramente o filho e levava alimentos regularmente ao imóvel.

PUBLICIDADE

Em 2019, ele veio para esse imóvel, que era a residência da família. A família deixou de morar ali depois que o Gabriel começou a se viciar em drogas. O pai decidiu sair da casa e deixar o local para ele, mas trazia todo mês um rancho para que nunca faltasse nada ao filho”, explicou o delegado.

Segundo a investigação, José Moura Maciel possuía armas de fogo registradas por ter sido policial militar aposentado. A exposição dessas armas nas redes sociais teria despertado o interesse de terceiros próximos a Gabriel.

Leia também: Mulher é encontrada morta com sinais de tortura em vila de apartamentos em Manaus

José era policial aposentado e tinha algumas armas. Gabriel encontrou essas armas, tirou fotos com elas e publicou nas redes sociais. Isso despertou o interesse de outras pessoas, que convenceram Gabriel a matar o pai para ficar com essas armas”, afirmou Gerson Oliveira.

PUBLICIDADE

Corpo foi escondido em cisterna

Ainda conforme a polícia, o assassinato aconteceu durante uma das visitas feitas pela vítima ao filho. Gabriel teria contado com ajuda de comparsas para cometer o homicídio.

Numa das visitas do pai, Gabriel, junto com comparsas, matou a vítima e enterrou o corpo numa cisterna ao lado da casa”, relatou o delegado.

As equipes da DEHS tiveram dificuldade para localizar o cadáver devido à grande quantidade de entulho acumulado sobre o local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar nas escavações e remoção do corpo.

Tivemos dificuldades para encontrar o corpo porque o local estava cheio de entulhos. A equipe dos bombeiros veio ajudar. A vítima foi envolvida em uma rede, colocada de cabeça para baixo nesse buraco e depois colocaram pedras em cima para que não flutuasse”, detalhou o delegado.

Desaparecimento nunca havia sido esclarecido

De acordo com a investigação, José Moura desapareceu após ir até a casa do filho levar alimentos. O sumiço nunca havia sido completamente esclarecido, mas relatos de pessoas próximas começaram a levantar suspeitas contra Gabriel.

PUBLICIDADE

A madrasta da vítima teria ouvido de populares que, durante crises provocadas pelo uso de drogas, Gabriel chegou a confessar informalmente o assassinato do pai.

“O idoso desapareceu depois de ter vindo trazer alimento para ele. A madrasta soube que, em uma das crises, Gabriel já havia confessado para populares que tinha matado o pai. Então ela começou a procurá-lo”, afirmou Gerson Oliveira.

Após localizar o enteado vivendo nas ruas da zona oeste de Manaus, ela conseguiu convencê-lo a comparecer à delegacia, onde ele acabou confessando o crime.

Suspeito responderá por homicídio e ocultação de cadáver

Gabriel Maciel foi preso e deverá responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A polícia agora tenta identificar os supostos comparsas citados pelo suspeito durante o depoimento.

PUBLICIDADE

O caso causou forte comoção em Manaus pela crueldade do crime e pelo fato de a vítima continuar ajudando o filho mesmo diante da dependência química e do afastamento familiar.

As investigações continuam sob responsabilidade da DEHS.

 

 

 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Manicoré recebe Castramóvel com 300 vagas gratuitas para cães e gatos

Atendimentos acontecem nos dias 10 e 11 de junho e incluem cirurgias gratuitas e vacinação para cães e gatos.

há 9 minutos

Brasil

Turista pula nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Imagens gravadas por pessoas que estavam na atração mostram o momento em que o homem ultrapassa os limites da passarela de observação.

há 10 minutos

Política

CMM aprova em 1ª discussão projeto da LDO 2027 e abre prazo para emendas

Texto ainda passará por audiência pública, apresentação de emendas e segunda votação.

há 11 minutos

Brasil

PF avalia como insuficiente nova proposta de delação de Daniel Vorcaro

Investigadores avaliam que empresário ainda não apresentou informações relevantes para avançar nas apurações.

há 34 minutos

Brasil

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após registro de casos graves

Decisão tem caráter preventivo após o registro de 42 eventos adversos graves; vacina da dengue oferecida pelo SUS segue sendo aplicada normalmente.

há 47 minutos