Renan Calheiros chama Leila Barros de “meu amor” e provoca discussão em comissão do Senado
Divergência envolveu mudanças feitas pelo Senado em projeto sobre créditos de carbono.
- Foto: Reprodução
Resumo
Os senadores Renan Calheiros e Leila Barros protagonizaram um bate-boca durante audiência no Senado com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. A discussão começou após divergências sobre uma emenda relacionada a investimentos em créditos de carbono.
Notícias do Brasil – A audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, realizada nesta terça-feira (19), foi marcada por um momento de tensão entre os senadores Renan Calheiros e Leila Barros. O desentendimento ocorreu durante a participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
PUBLICIDADE
Leia mais: PF investiga perito suspeito de vazar dados sobre Moraes e Banco Master
A discussão começou quando Renan mencionou a aprovação de uma emenda ligada à Lei nº 15.042/2024, que trata da obrigatoriedade de investimentos em créditos de carbono por seguradoras, entidades de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradoras.
Divergência sobre aprovação da proposta
Durante sua fala, Renan afirmou que a proposta havia sido aprovada e sancionada com a obrigatoriedade de aplicação de parte das reservas financeiras nesses ativos ambientais.
Leila Barros, que foi relatora do texto no Senado, interrompeu o senador e contestou a declaração. Segundo ela, o Senado alterou o projeto e retirou a obrigatoriedade prevista inicialmente pela Câmara dos Deputados.
“O Senado não aprovou o texto na íntegra”, rebateu a parlamentar.
PUBLICIDADE
“Meu amor”: fala de Renan aumenta tensão
“O presidente da Câmara dos Deputados apresentou uma emenda para obrigar a aplicação de 1% das reservas de fundo de previdências e seguradas, aprovada e sancionada”, disse Renan.
Leila rebateu e disse que a norma “não foi aprovada na íntegra, eu fui a relatora”. “Nós, do Senado, alteramos e tiramos a obrigatoriedade. O Senado não aprovou na íntegra”, declarou.
A confusão começou. “Meu amor, foi aprovada e sancionada”, disse Renan Calheiros, de forma irônica. O bate-boca durou cerca de cinco minutos. Depois, a audiência com Galípolo seguiu normalmente.
Os senadores Renan Calheiros e Leila Barros se desentenderam durante audiência da Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (19). pic.twitter.com/7dwErnwxPR
— Vista Pátria (@vista_patria) May 19, 2026
Tema também está no STF
A legislação que motivou o bate-boca também virou alvo de questionamento judicial. A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização acionou o Supremo Tribunal Federal contra trechos da norma.
O caso tramita na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7795, sob relatoria do ministro Flávio Dino.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






