A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Flávio Dino dá 48 horas para Câmara explicar viagem de Mario Frias ao exterior

Deputado é investigado por repasses de emendas ligados à produção do filme “Dark Horse”.

Por Marcia Jornalist

21/05/2026 às 07:18 - Atualizado em 21/05/2026 às 10:21

Flávio Dino e Mario Frias discutem sobre repasses e viagem internacional

(Foto: divulgação)

Resumo

O ministro Flávio Dino deu prazo de 48 horas para o presidente da Câmara, Hugo Motta, explicar a viagem internacional do deputado Mario Frias, investigado por repasses de emendas ligados ao filme “Dark Horse”.

Notícias do Brasil – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, apresente em até 48 horas explicações sobre a viagem internacional do deputado federal Mario Frias (PL-SP).

PUBLICIDADE

A decisão ocorre após o STF tentar intimar o parlamentar por quase um mês para que ele preste esclarecimentos sobre repasses de emendas parlamentares destinados a organizações ligadas à produção do filme “Dark Horse”, que retrata a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.  

Segundo a investigação, Mario Frias teria destinado cerca de R$ 2 milhões ao Instituto Conhecer Brasil, ONG apontada como ligada à produção do longa-metragem.  

Atualmente, o deputado está fora do Brasil. Informações divulgadas pela imprensa nacional apontam que Frias esteve no Bahrein e depois seguiu para os Estados Unidos, alegando participação em missão oficial internacional.  

STF investiga repasses para organizações ligadas ao filme

A ação chegou ao Supremo após representação apresentada pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que pediu investigação sobre o que classificou como um “ecossistema de pessoas jurídicas interconectadas”.

PUBLICIDADE

Além do Instituto Conhecer Brasil, a apuração também cita organizações como Academia Nacional de Cultura, Go Up Entertainment e Conhecer Brasil Assessoria. Segundo a denúncia, todas teriam ligação com a produtora cultural Karina Ferreira da Gama, associada à produção do filme “Dark Horse”.

LEIA MAIS: Ciro Gomes critica governo Lula por beneficiar irmãos Batista e fazer brasileiros pagarem conta bilionária na energia

O ministro Flávio Dino também determinou a intimação dos deputados Bia Kicis (PL-DF) e Marcos Pollon (PL-MS), citados no mesmo processo.  

O caso ganhou ainda mais repercussão após a divulgação de áudios envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e o empresário Daniel Vorcaro sobre o financiamento do filme.  

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Caso Evilázio

Polícia procura outros suspeitos após prisão de homem envolvido em latrocínio que matou comerciante em Manaus

Outros dois investigados seguem foragidos e são procurados pelas forças de segurança.

há 6 minutos

Pará

Comerciante é preso suspeito de torturar funcionário no Pará

Empresário foi detido em flagrante em Bragança após denúncias de agressões contra um trabalhador do estabelecimento.

há 12 minutos

Festival de Parintins

Governo anuncia R$ 22 milhões para o Festival de Parintins e obras de infraestrutura

Recursos serão destinados à realização do festival, melhorias urbanas, modernização de equipamentos públicos e apoio aos bois Caprichoso e Garantido.

há 18 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro sugere que Brasil troque Pix por Zelle, dos EUA

Declaração foi feita após governo norte-americano questionar políticas brasileiras de pagamentos eletrônicos e propor novas tarifas sobre produtos do país.

há 32 minutos

Caso Henry Borel

Deltan Dallagnol chama perdão judicial a Monique Medeiros de “escárnio” e pede reforma da sentença

Ex-procurador criticou decisão da Justiça após julgamento do caso Henry Borel.

há 35 minutos