A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Bispo Edir Macedo causa polêmica ao dizer que todos os membros da Igreja Universal estão lhe devendo 

Declaração do líder religioso viralizou e gerou críticas nas redes sociais.

Por Natan AMPOST

23/05/2026 às 13:40 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:56

Resumo


Uma declaração do bispo Edir Macedo voltou a gerar repercussão nas redes sociais após o líder religioso afirmar durante uma pregação que os fiéis “continuam lhe devendo”

Notícias do Brasil – O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, voltou ao centro de uma polêmica nas redes sociais após uma declaração feita durante uma pregação viralizar na internet.

Em um vídeo compartilhado por usuários nas plataformas digitais, o líder religioso afirma que os fiéis não enriquecem a ele nem à igreja, mas permanecem “devendo” à instituição por conta das transformações financeiras que, segundo ele, teriam alcançado após ingressarem na Universal.

PUBLICIDADE

A fala rapidamente gerou forte repercussão online e abriu uma nova onda de críticas ao discurso do bispo.

Declaração viralizou nas redes sociais

Durante a pregação, Edir Macedo afirmou:

Você não vai enriquecer a mim coisa nenhuma, você vai ficar sempre me devendo.”

Na sequência, o líder religioso declarou que a igreja teria contribuído para melhorar a vida financeira de diversos membros.

Todas as pessoas da Igreja Universal do Reino de Deus estão me devendo, porque nós enriquecemos as pessoas e continuamos pobres”, disse.

O trecho passou a circular rapidamente nas redes sociais e acumulou milhares de comentários, compartilhamentos e reações de internautas.

PUBLICIDADE

Internautas criticaram fala do líder religioso

A repercussão negativa surgiu principalmente pelo tom utilizado na declaração.

Usuários das redes sociais passaram a questionar a relação entre líderes religiosos e pedidos frequentes de contribuições financeiras feitos em cultos e campanhas religiosas.

Outros internautas ironizaram a fala ao citar o patrimônio associado ao nome de Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus ao longo das últimas décadas.

A discussão também reacendeu debates antigos sobre teologia da prosperidade, prática bastante associada a igrejas neopentecostais e baseada na ideia de que fé e contribuição religiosa podem resultar em prosperidade material.

Igreja Universal costuma associar fé à prosperidade

Fundada em 1977, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornou uma das maiores denominações evangélicas do país.

Ao longo dos anos, a igreja consolidou forte presença nacional e internacional, além de expandir atuação em áreas como televisão, rádio e comunicação.

Parte da doutrina pregada pela Universal inclui mensagens ligadas à superação financeira, crescimento pessoal e mudança de vida através da fé.

A fala recente de Edir Macedo, porém, ampliou críticas já frequentes feitas por opositores da igreja sobre a relação entre religião, dinheiro e influência midiática.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

PL terá maior fatia do Fundo Eleitoral nas eleições de 2026

Tribunal Superior Eleitoral vai distribuir R$ 4,9 bilhões entre 30 partidos; PT e União Brasil aparecem na sequência entre os maiores beneficiados..

há 19 minutos

Brasil

Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel; Monique recebe perdão judicial

Julgamento mais longo do Rio de Janeiro nos últimos 18 anos terminou na madrugada desta quarta-feira após dez dias de sessões.

há 24 minutos

Amazonas

Justiça condena padrasto por feminicídio e mãe por omissão em caso de adolescente morta em Eirunepé

Julgamento realizado em Manaus acolheu integralmente as teses do Ministério Público e resultou em penas que somam mais de 45 anos de prisão.

há 37 minutos

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 1 hora

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 9 horas