Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Entenda por que o governo Lula se opôs à classificação de PCC e CV como organizações terroristas pelos EUA

Planalto avalia que medida pode abrir espaço para ações externas em temas considerados de competência do Estado brasileiro.

Por Arquipo Goes

29/05/2026 às 11:31 - Atualizado em 01/06/2026 às 14:35

imagem ilustrativa da obra da br-319 e ferrograo

Foto: Divulgação

Resumo

A decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras gerou preocupação no governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o combate às facções deve permanecer sob responsabilidade das autoridades nacionais e teme possíveis implicações para a soberania do país.

 

Notícias do Brasil – A classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras pelo governo dos Estados Unidos reacendeu o debate sobre segurança pública e soberania nacional. A medida, anunciada pela gestão do presidente Donald Trump, vinha sendo acompanhada com preocupação pelo governo brasileiro.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia manifestado publicamente posição contrária à iniciativa, argumentando que o enfrentamento às facções criminosas é uma atribuição das instituições brasileiras.

Leia também: Governo dos EUA enquadra PCC e CV como grupos terroristas

Preocupação com possíveis intervenções externas

A principal preocupação do Palácio do Planalto é que a classificação possa servir de base para ações mais amplas dos Estados Unidos no combate ao crime organizado em outros países.

Segundo o governo brasileiro, a atuação contra organizações criminosas que operam em território nacional deve ser conduzida pelas forças de segurança e pelos órgãos de Justiça do Brasil, respeitando a soberania do país.

Em declarações anteriores, Lula afirmou que o Brasil possui instrumentos legais para combater facções criminosas e fortalecer o enfrentamento ao crime organizado.

Brasil apresentou propostas de cooperação

Durante encontros diplomáticos recentes, o governo brasileiro apresentou iniciativas voltadas à cooperação internacional na área de segurança pública.

PUBLICIDADE

Entre elas está o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), sediado em Manaus, que reúne representantes de países da região amazônica para atuar no combate ao tráfico de drogas, armas e outros crimes transnacionais.

O governo também destacou ações como o Consenso de Brasília e o programa nacional de combate ao crime organizado, que prevê medidas voltadas ao enfraquecimento financeiro das facções e ao reforço da segurança nas fronteiras e presídios.

Justificativa dos Estados Unidos

Ao anunciar a medida, o Departamento de Estado norte-americano afirmou que PCC e Comando Vermelho figuram entre as organizações criminosas mais violentas da América Latina e que suas atividades ultrapassam as fronteiras brasileiras.

Segundo o governo dos Estados Unidos, as facções representam ameaça à segurança regional devido ao envolvimento com o tráfico internacional de drogas, armas e lavagem de dinheiro.

A inclusão dos grupos em listas de organizações terroristas permite a aplicação de sanções financeiras mais rígidas e amplia os instrumentos jurídicos utilizados pelas autoridades norte-americanas para combater organizações consideradas uma ameaça à segurança nacional.

Impactos ainda serão avaliados

Especialistas avaliam que a decisão pode gerar desdobramentos diplomáticos e jurídicos, especialmente em relação à cooperação internacional no combate ao crime organizado.

Até o momento, o governo brasileiro mantém a posição de que as facções devem continuar sendo combatidas com base na legislação nacional e por meio das instituições de segurança e Justiça do país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 18 minutos

Brasil

Dino manda PF investigar emendas Pix de Alfredo Gaspar citadas em auditoria do TCU

Ministro do STF encaminhou à Polícia Federal relatório que aponta falhas na execução de três emendas destinadas por Alfredo Gaspar.

há 45 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 46 minutos

Polícia

‘Faliu a boca’: operação apreende meia tonelada de drogas no fundo falso de carreta em Parintins

Carga de drogas foi localizada na estrutura metálica do veículo após denúncia; prejuízo ao crime organizado é estimado em R$ 10 milhões.

há 46 minutos