Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Zema ironiza STF e “Gilmarpalooza” em novo episódio da série “Os Intocáveis”

Durante o episódio, a sátira apresenta uma conversa fictícia entre os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Por Jonas Souza

02/06/2026 às 16:19 - Atualizado em 03/06/2026 às 14:16

Resumo

O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, publicou um novo episódio da série “Os Intocáveis”, em que faz críticas e ironias a ministros do STF, ao Fórum de Lisboa — apelidado de “Gilmarpalooza” — e ao banqueiro Daniel Vorcaro. O vídeo repercutiu nas redes sociais e voltou a tensionar o embate político envolvendo integrantes do Judiciário.

Notícias do Brasil – O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), divulgou nesta terça-feira (2) mais um episódio da série satírica “Os Intocáveis”, publicada em suas redes sociais. No vídeo, Zema faz críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de ironizar o Fórum de Lisboa, evento jurídico internacional conhecido nos bastidores políticos como “Gilmarpalooza”.

PUBLICIDADE

Leia mais: Lula chama Flávio de traidor da pátria por pedir intervenção dos EUA: ‘Por muito menos, Tiradentes foi enforcado’

A produção utiliza humor e referências políticas para abordar temas ligados ao Judiciário, viagens internacionais e supostos vínculos entre autoridades e empresários investigados.

Vídeo faz referência a patrocínios e luxos em evento jurídico

Durante o episódio, a sátira apresenta uma conversa fictícia entre os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes sobre os custos e patrocinadores do Fórum de Lisboa. Em um dos trechos, o vídeo afirma:

“Somos um dos eventos jurídicos mais caros do mundo, muita cota, muito patrocinador. Muitos patrocinados investigados pelo próprio STF.”

A gravação também menciona o caso envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, sugerindo que o evento teria perdido apoio financeiro após as investigações envolvendo o empresário.

PUBLICIDADE

“O Master fora do jogo. Pois é, só em 2024 foram 8,3 milhões na agenda paralela, jantares, jatinho, degustação de whisky. Isso faz falta, digníssimo”, diz outro trecho da sátira.

Série também ironiza patrimônio e viagens de ministros

O episódio ainda faz referências a viagens oficiais, uso de recursos públicos e bens de luxo atribuídos ao ministro Gilmar Mendes. Em tom irônico, o vídeo cita relógios, roupas de grife e custos de passagens.

“Gravata italiana, 960 reais; Rolex Day-Date em ouro amarelo, 395 mil reais; passagens e viagens pagas pelos três poderes, um milhão e 340 mil reais. Ser um ministro com patrimônio de 20 milhões de reais: não tem preço.”

A publicação rapidamente repercutiu nas redes sociais e ampliou o debate político envolvendo o STF, especialmente em meio às discussões recentes sobre o papel do Judiciário e investigações envolvendo empresários e autoridades públicas.

Críticas ao STF aumentam tensão política

A série “Os Intocáveis” vem sendo usada por Romeu Zema para ampliar críticas a integrantes do Supremo e ao ambiente político nacional. O novo episódio surge dias após o ex-governador afirmar que foi acionado judicialmente pelo ministro Gilmar Mendes em razão de declarações relacionadas ao uso de jatinhos ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro.

Até o momento, os ministros citados no vídeo não se manifestaram oficialmente sobre a nova publicação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Idoso é preso acusado de estuprar a própria filha e quatro netas no Ramal do Santo Antônio, em Manaus

Suspeito de 64 anos cometeu os abusos por anos contra as netas de 7 a 12 anos e fazia ameaças para manter o silêncio das vítimas; prisão preventiva foi cumprida pela Depca na zona rural da capital.

há 5 minutos

Manaus

Micro-ônibus provoca grave acidente e deixa três feridos em Manaus

Colisão envolveu um micro-ônibus, uma motocicleta e um carro de passeio na Avenida Grande Circular, na Zona Leste da capital.

há 46 minutos

Manaus

Incêndio em postes e fiação assusta moradores e mobiliza Bombeiros na Djalma Batista, em Manaus

Chamas atingiram a rede elétrica em frente ao Plaza Shopping durante a madrugada; fornecimento de energia precisou ser interrompido.

há 1 hora

Manaus

Depois de mais de 40 dias, bebê desaparecida volta para os braços da mãe em Manaus

Reencontro de Manuella Shopya com a mãe emocionou familiares e internautas após semanas de buscas e mobilização nas redes sociais.

há 2 horas

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 10 horas