Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel; Monique recebe perdão judicial

Julgamento mais longo do Rio de Janeiro nos últimos 18 anos terminou na madrugada desta quarta-feira após dez dias de sessões.

Por Arquipo Goes

04/06/2026 às 07:22 - Atualizado em 04/06/2026 às 12:12

imagem do julgamento de jairinho

FOTO: Brunno Dantas/TJRJ

Resumo:

Após dez dias de julgamento, o ex-vereador Dr. Jairinho foi condenado a mais de 43 anos de prisão pela morte do menino Henry Borel. Já a mãe da criança, Monique Medeiros, teve a acusação de homicídio doloso desclassificada e recebeu perdão judicial pelo crime.

 

Notícias do Brasil – O júri do 2º Tribunal do Júri da Capital, no Rio de Janeiro, condenou o ex-vereador Dr. Jairinho a 43 anos, 9 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, tortura e coação no curso do processo pela morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

PUBLICIDADE

A decisão foi anunciada na madrugada desta quarta-feira (4), após dez dias consecutivos de julgamento, considerado o mais longo realizado no estado do Rio de Janeiro nos últimos 18 anos.

Já a professora Monique Medeiros, mãe da criança, teve a acusação de homicídio doloso desclassificada para homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ela também foi condenada por omissão diante das torturas sofridas pelo filho, mas recebeu perdão judicial em relação ao homicídio.

Leia também: Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Pela omissão, Monique foi sentenciada a um ano e quatro meses de prisão. Como já cumpriu período superior em prisão preventiva, a pena foi considerada extinta.

PUBLICIDADE

Além da pena de prisão, Jairinho também foi condenado ao pagamento de R$ 400 mil por danos morais ao pai de Henry, Leniel Borel. O ex-vereador foi absolvido de outras duas acusações de tortura apresentadas durante o processo.

Caso chocou o país

Henry Borel morreu em 8 de março de 2021, em um apartamento localizado no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Jairinho e Monique levaram a criança ao hospital alegando que o menino havia sofrido um acidente doméstico após cair da cama.

PUBLICIDADE

Entretanto, exames realizados pelos profissionais de saúde e laudos periciais apontaram que a morte foi provocada por hemorragia interna e laceração hepática.

Segundo o Instituto Médico-Legal (IML), Henry apresentava mais de 20 lesões causadas por violência, incluindo ferimentos no fígado, rins e sinais de espancamento. Os peritos concluíram que a criança sofreu uma morte lenta e agonizante.

Depoimentos marcaram julgamento

Ao longo das dez sessões, foram ouvidos investigadores, médicos, peritos, familiares, testemunhas e ex-companheiras de Jairinho.

Durante o interrogatório realizado nesta semana, Monique apresentou uma nova versão dos fatos e afirmou acreditar que Jairinho foi o responsável pela morte do filho.

PUBLICIDADE

Já o ex-vereador negou qualquer agressão contra mulheres ou crianças e classificou as acusações feitas por ex-namoradas como “especulações”. Por orientação da defesa, ele optou por não responder às perguntas da acusação e da magistrada responsável pelo caso.

Acusação apontou perfil agressivo

Nas alegações finais, o promotor Fábio Vieira afirmou que Jairinho apresentava características de “psicopatia severa” e o descreveu como um agressor recorrente.

Segundo o representante do Ministério Público, o ex-vereador “agride mulheres e também agride crianças” e teria prazer em machucar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O promotor também atribuiu a Monique traços de narcisismo e megalomania ao sustentar a responsabilidade da mãe no caso.

A defesa dos condenados ainda poderá recorrer da decisão judicial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em área de mata assusta moradores no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

Fogo atingiu uma área de vegetação na Zona Leste da capital e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros antes de alcançar imóveis próximos.

há 26 minutos

Brasil

Prazo para comprovação de documentos do ProUni termina nesta sexta-feira; veja o calendário das próximas chamadas

Candidatos pré-selecionados na primeira chamada devem entregar a documentação na instituição de ensino para garantir a bolsa de estudos.

há 57 minutos

Política

Governador Roberto Cidade reúne apoiadores na Zona Sul e diz que candidatura a reeleição é para impedir “volta ao passado”

Roberto Cidade reuniu lideranças comunitárias e apoiadores em encontro no bairro Betânia em Manaus e fez críticas à “velha política” durante discurso.

há 1 hora

Brasil

PL vai punir filiados que fizerem campanha para adversários nas eleições de 2026, diz Capitão Alberto Neto

Deputado federal afirma que candidatos do Partido Liberal poderão responder por infidelidade partidária.

há 2 horas

Brasil

Ex de Preta Gil dispara “bomba-relógio” e ameaça expor os “podres” dos famosos após ser citado em documentário sobre a cantora 

Ex-marido da cantora rebate declarações feitas no documentário sobre Preta Gil e afirma conhecer bastidores da vida de artistas.

há 2 horas