Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Servidora que autorizou fraude no INSS é promovida pelo Instituto

Michelle Manieri foi nomeada para função estratégica na área de atendimento do instituto; INSS afirma que não há impedimentos para a nomeação.

Por Arquipo Goes

12/06/2026 às 08:56 - Atualizado em 13/06/2026 às 09:48

Registro oficial de Luiz Inácio Lula da Silva e Ana Cristina Viana Silveira sobre a nomeação no INSS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente do INSS, Ana Cristina Viana Silveira, durante registro oficial divulgado pelo Palácio do Planalto. Foto: Divulgação/Palácio do Planalto.

Resumo:

Servidora que participou da análise de acordos investigados por descontos indevidos em benefícios previdenciários assume novo cargo de coordenação no INSS.

 

PUBLICIDADE

Notícias do Brasil – Uma servidora que participou da análise de acordos posteriormente investigados por descontos considerados irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas foi nomeada para um novo cargo de coordenação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A nomeação de Michelle Manieri ocorreu em 30 de abril e integra uma das primeiras decisões da atual gestão do órgão. Ela passa a exercer a função de coordenadora-geral de atendimento, cargo responsável pela gestão de agências, organização de mutirões e administração do orçamento operacional do atendimento em todo o país.

Leia também: Justiça italiana aponta falta de imparcialidade de Moraes ao suspender extradição de Zambelli

Participação em acordos investigados

Manieri coordenava o grupo responsável pela avaliação de acordos relacionados aos descontos de mensalidades associativas em benefícios previdenciários. Durante esse período, foram emitidos pareceres favoráveis para parcerias com entidades posteriormente alvo de investigações sobre descontos considerados irregulares em aposentadorias e pensões.

PUBLICIDADE

Entre as entidades citadas estão a Ambec e a AAPB. Outro servidor que participou das análises foi Geovani Batista Spiecker, mencionado em investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Relatórios apontaram atuação técnica

Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, relatórios produzidos no âmbito da CPMI do INSS apontaram que a servidora participou da elaboração de estudos que consideraram viáveis os acordos firmados pelo instituto, mesmo diante de questionamentos levantados posteriormente por órgãos de controle.

Auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e investigações da Polícia Federal identificaram inconsistências em parte dos processos relacionados às entidades envolvidas.

INSS defende nomeação

Em nota, o INSS informou que todos os servidores nomeados para cargos de gestão passaram por verificações internas e análises dos órgãos competentes.

Segundo o instituto, não foram identificados impedimentos legais, penalidades vigentes ou processos que inviabilizassem a nomeação da servidora para a nova função.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 1 hora

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 1 hora

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 1 hora

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 2 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 2 horas