A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

“Desbrava como leão, mas foge como gatinho”, diz vereador Raulzinho sobre Coronel Rosses

Parlamentar foi cobrado por vereadores após questionar programa habitacional da Prefeitura e deixar o plenário durante discussão.

Por Natan AMPOST

16/06/2026 às 21:03

Resumo 

A sessão da Câmara Municipal de Manaus foi marcada por troca de acusações entre vereadores após Coronel Rosses (PL) questionar a distribuição de moradias populares e insinuar favorecimento político. Cobrado por provas, o parlamentar foi alvo de críticas de Raulzinho (PSD), que disparou: “Desbrava como leão, mas foge como gatinho”. O debate também trouxe à tona uma antiga denúncia de violência doméstica envolvendo o vereador.

Notícias de política – A sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (16), foi marcada por um intenso confronto verbal envolvendo o vereador Coronel Rosses (PL), que acabou no centro de críticas após fazer acusações sem apresentar provas contra colegas parlamentares e questionar a distribuição de moradias populares promovida pela Prefeitura de Manaus.

O episódio começou após Rosses divulgar nas redes sociais conteúdos levantando suspeitas sobre supostas irregularidades na entrega de unidades habitacionais do município. As publicações, posteriormente removidas pelo próprio vereador, sugeriam favorecimento na seleção de beneficiários dos programas habitacionais executados pela administração municipal.

As declarações repercutiram no plenário e provocaram reação imediata de parlamentares que cobraram explicações e provas para sustentar as acusações.

Raulzinho cobra provas e dispara contra Rosses

Um dos discursos mais duros partiu do vereador Raulzinho (PSD), que utilizou a tribuna para contestar as alegações feitas por Coronel Rosses.

PUBLICIDADE

Segundo o parlamentar, o vereador do PL não apresentou qualquer elemento concreto para sustentar as denúncias divulgadas publicamente.

“Como não pode provar e nem vai provar, fugiu. Desbrava como um leão, mas foge como um gatinho”, afirmou Raulzinho ao perceber que Rosses havia deixado o plenário durante os debates.

Raulzinho também defendeu o programa habitacional desenvolvido pela Prefeitura de Manaus e destacou famílias que viviam em áreas de risco e foram beneficiadas pelas entregas de moradias.

“Eu queria que ele falasse dessa mesma forma para os moradores, para os contemplados que receberam as suas moradias dignas”, declarou.

O vereador citou comunidades como Pingo d’Água, Baixada da Alegria, Fazendinha, Redenção, Monte Cristo, Bairro do Céu, Praça 14 e Riacho Doce de Petrópolis, afirmando que milhares de famílias deixaram situações precárias para ocupar residências construídas por meio das políticas habitacionais do município.

PUBLICIDADE

Críticas sobre atuação parlamentar

Durante o pronunciamento, Raulzinho ampliou as críticas e questionou a atuação política de Coronel Rosses.

É tão preguiçoso que nem para a comunidade vai. Se ele gostasse da cidade de Manaus, se ele gostasse mesmo do povo dessa cidade, ele não teria ido para os Estados Unidos para bater foto com o João, com o Pedro e com o José. Ele estaria aqui na cidade de Manaus lutando pelo povo da cidade”, afirmou.

O parlamentar também acusou Rosses de tentar associar sua imagem a lideranças políticas para obter visibilidade eleitoral.

Mas criar uma narrativa ou querer colar a sua imagem a um determinado político pode lhe angariar votos. O preguiçoso sempre quer colar em alguém para tentar surfar”, disse.

Raulzinho ainda mencionou o vereador Capitão Carpê e o deputado federal Alberto Neto, além de citar o vereador Salazar ao alertar que Rosses estaria tentando se beneficiar politicamente da popularidade de outros nomes da direita amazonense.

PUBLICIDADE

Denúncia antiga volta ao debate

A situação ficou ainda mais delicada para Coronel Rosses quando vereadores voltaram a mencionar uma antiga denúncia registrada por sua ex-esposa.

O tema já havia sido levado ao plenário pelo vereador Jander Lobato durante outro momento da sessão e voltou a ser citado durante o bate-boca.

Embora Rosses sustente que foi inocentado pela Justiça e afirme possuir decisão judicial favorável, a lembrança da denúncia ampliou o desgaste político enfrentado pelo parlamentar durante os debates.

O caso foi utilizado por adversários para questionar sua postura ao fazer acusações públicas contra terceiros sem apresentar provas.

Novo confronto após retorno ao plenário

Ao retornar ao plenário, Coronel Rosses interrompeu o discurso de Raulzinho para questionar o motivo de estar sendo cobrado por sua ausência.

PUBLICIDADE

“Você é minha mulher?”, perguntou o vereador do PL.

A resposta veio imediatamente.

“Não sou sua mulher e nem quero porque a última apanhou”, rebateu Raulzinho.

A declaração provocou forte reação no plenário e elevou ainda mais a tensão da sessão.

Durante bate-boca ocorrido em sessão da Câmara Municipal de Manaus nesta terça-feira (16), o vereador Jander Lobato expôs boletim de ocorrência registrado contra o vereador Coronel Rosses (PL) por agressão a sua ex-esposa.

Após as acusações, Coronel Rosses utilizou a tribuna para se defender.

Segundo ele, a origem da denúncia estaria relacionada a um conflito familiar envolvendo a filha. O vereador afirmou que na época do ocorrido levou a criança para realizar exames médicos em São Paulo sem autorização da mãe e que, ao retornar para Manaus, foi surpreendido pela medida protetiva.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Motorista se enrola com a polícia em supostos casos de sequestro e agiotagem em Manaus

Investigação começou após denúncia de tentativa de sequestro nas proximidades do conjunto Viver Melhor; arma, munições e celulares foram apreendidos.

há 20 minutos

Amazonas

TCE-AM define direção para mandato estendido até 2029 após mudança na Lei Orgânica

Com a mudança, os conselheiros eleitos irão exercer suas funções no biênio 2028/2029, completando o novo ciclo administrativo de quatro anos.

há 27 minutos

Amazonas

Tribunal de Contas inicia fase de execução do programa TCE pela Educação com participação dos 62 municípios do Amazonas

Coordenador da iniciativa, o conselheiro-corregedor Fabian Barbosa ressaltou que o programa já alcançou resultados inéditos no estado.

há 35 minutos

Brasil

Gonet pede que STF rejeite recurso de Bolsonaro e mantém defesa da condenação por trama golpista

Procurador-geral afirma que revisão criminal apresentada pelo ex-presidente apenas repete argumentos já rejeitados pelo Supremo

há 41 minutos

Polícia

Suspeito de tentativa de assalto tem dedos decepados na Avenida Brasil em Manaus

Segundo testemunhas, vítima teria tentado praticar um assalto antes de ser agredida por pessoas que estavam na região da Avenida Brasil.

há 47 minutos