Detran-AM interdita ruas próximas ao Bumbódromo e à Catedral a partir desta quinta em Parintins
Mudanças no trânsito buscam garantir segurança de pedestres durante o Festival de Parintins 2026.

(Foto: divulgação)
Resumo
O Detran-AM vai interditar diversas ruas e avenidas próximas ao Bumbódromo e à Catedral Nossa Senhora do Carmo a partir desta quinta-feira (25), em Parintins. A medida faz parte do plano de mobilidade para o Festival de Parintins 2026.
Notícias de Parintins – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia na madrugada desta quinta-feira (25) a interdição de diversas vias próximas ao Bumbódromo e à Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins. A medida integra o plano de mobilidade elaborado para o Festival de Parintins 2026 e tem como principal objetivo garantir a segurança viária durante o aumento do fluxo de pessoas na cidade.
PUBLICIDADE
Nas proximidades do Bumbódromo, serão interditados trechos das ruas Domingos Prestes, Cordovil, Clarindo Chaves, Buruti, Uixi, Ingá, Murici, Batucada, Marujada, Paraíba, Mari, Pajurá, Caramuri, Alberto Mendes, Sete de Setembro, Barreirinha e da avenida Nações Unidas.
Já na região da Catedral Nossa Senhora do Carmo, as interdições vão atingir as avenidas Amazonas, Clarindo Chaves, João Melo e as vias laterais da praça da Catedral.
Áreas centrais também terão mudanças
O plano prevê ainda bloqueios próximos à praça Eduardo Ribeiro, abrangendo as ruas Rui Barbosa, Benjamim da Silva, além das avenidas João Melo e Jonathas Pedrosa.
As ruas Caetano Prestes e Farias Neto também serão interditadas devido à instalação dos palcos alternativos Comunas e Canoeiros.
Na área do Terminal Portuário de Parintins, trechos das ruas Rui Barbosa e Vieira Júnior serão bloqueados para facilitar o embarque e desembarque de passageiros durante o festival.
PUBLICIDADE
Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, as medidas são necessárias para garantir a segurança dos milhares de visitantes que circulam pela cidade durante o evento.
Credenciais para moradores e comerciantes
A Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT) iniciou a distribuição de credenciais para moradores e comerciantes que precisam acessar as áreas interditadas. O documento é concedido apenas para veículos previamente identificados por placa.
Moradores das ruas Clarindo Chaves e Cordovil, no trecho entre a avenida Armando Prado e a avenida Nações Unidas, deverão utilizar a Armando Prado como rota de entrada e saída.
Já os moradores das vias Nações Unidas, Caramuri, Batucada, Marujada e Domingos Prestes que não possuem garagem ou têm vagas insuficientes poderão utilizar o estacionamento do Estádio Tupy Cantanhede.
Orientações aos condutores
O Detran-AM orienta os motoristas a não dirigirem após consumir bebidas alcoólicas e a respeitarem os limites de velocidade durante o período do festival.
LEIA MAIS: Milton Cunha prestigia ensaio do Caprichoso e exalta grandiosidade do Festival de Parintins
A recomendação para os profissionais do transporte de passageiros é redobrar a atenção e manter velocidade máxima de 30 km/h nas áreas de maior circulação de pedestres.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






