A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PGR diz ao STF que não há indícios, por enquanto, de descumprimento da prisão domiciliar de Bolsonaro

Paulo Gonet afirmou que investigação sobre arma registrada em nome do ex-presidente ainda está em fase inicial.

Por Beatriz Silveira

25/06/2026 às 22:58

Foto: Antonio Augusto/STF

Resumo

  • O que aconteceu: A Procuradoria-Geral da República informou ao STF que, neste momento, não há elementos concretos para caracterizar falta grave de Jair Bolsonaro.
  • Motivo da análise: O caso envolve uma pistola registrada em nome do ex-presidente, apreendida com um de seus seguranças no Distrito Federal.
  • Próximo passo: A PGR aguarda a conclusão da investigação da Polícia Civil antes de apresentar uma avaliação final.
  • Decisão pendente: O ministro Alexandre de Moraes ainda decidirá se houve descumprimento das condições da prisão domiciliar humanitária.

Notícias do Brasil – A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) após solicitação do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O pedido ocorreu depois da apreensão de uma pistola registrada em nome de Bolsonaro durante uma abordagem policial no Distrito Federal.

PUBLICIDADE

Na manifestação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que, neste momento, não há elementos suficientes para concluir que houve falta grave ou descumprimento das condições impostas na prisão domiciliar humanitária.

O que motivou a investigação?

O caso teve início após policiais militares abordarem um veículo em um bloqueio no Pistão Norte, em Brasília.

Durante a fiscalização, os agentes localizaram uma pistola no interior do automóvel. Segundo o boletim de ocorrência, o motorista, identificado como Estácio Leite da Silva Filho, informou atuar na segurança de Jair Bolsonaro.

Após consulta ao Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), do Exército Brasileiro, foi constatado que a arma estava registrada em nome do ex-presidente.

PUBLICIDADE

O que disse o segurança de Bolsonaro?

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, Estácio Leite da Silva Filho afirmou que havia recebido a arma para encaminhá-la a um reparo.

Leia também: Prefeito Renato Júnior promete endurecer fiscalização contra Águas de Manaus e ameaça novas multas por obras mal executadas

Segundo ele, o armamento apresentava uma pane considerada simples e seria devolvido a Bolsonaro no dia seguinte ao conserto.

Qual foi a versão apresentada por Bolsonaro?

Jair Bolsonaro também prestou depoimento à Polícia Civil.

Na oitiva, confirmou ser o proprietário da pistola e afirmou que o armamento permanecia em sua residência durante o cumprimento da prisão domiciliar.

Segundo o ex-presidente, a arma era mantida em casa por questões de segurança, alegando que havia “três mulheres em casa” e que considerava necessário permanecer armado.

O que diz Alexandre de Moraes sobre o caso?

Ao solicitar manifestação da PGR e da defesa, o ministro Alexandre de Moraes destacou que a Lei de Execução Penal (LEP) considera falta grave a posse indevida, por condenado, de instrumento capaz de ofender a integridade física de outra pessoa.

PUBLICIDADE

O ministro observou ainda que a jurisprudência dispensa perícia para avaliar o potencial lesivo da arma e ressaltou que será necessário analisar se a posse do armamento durante a prisão domiciliar pode influenciar a manutenção do benefício.

Segundo Moraes, caso seja reconhecida uma falta grave, poderão ocorrer consequências na execução penal, como:

  • Regressão de regime;
  • Inclusão em regime disciplinar diferenciado, quando cabível;
  • Revogação da prisão domiciliar humanitária.

Antes de qualquer decisão, o relator determinou que fossem respeitados o contraditório e a ampla defesa.

O que acontece agora?

Com a manifestação da PGR, o processo segue aguardando a conclusão da investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal e a análise da defesa de Jair Bolsonaro.

Somente após examinar todos os elementos do caso, o ministro Alexandre de Moraes decidirá se houve descumprimento das medidas impostas ao ex-presidente durante a prisão domiciliar humanitária.

Contexto

A manifestação da Procuradoria-Geral da República não encerra o caso nem representa uma decisão judicial. O parecer apenas indica que, na avaliação atual do órgão, ainda não existem elementos suficientes para caracterizar falta grave. A palavra final sobre eventual descumprimento das condições da prisão domiciliar caberá ao Supremo Tribunal Federal após a conclusão da investigação e a análise de todas as manifestações processuais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Nota dos bois e prefeitura de Parintins cita apoio federal, mas não confirma se repasse de R$ 10 milhões já foi depositado

Nota conjunta de Caprichoso, Garantido e Prefeitura de Parintins não informa se os recursos prometidos pelo governo federal para 2026 já chegaram às contas das agremiações.

há 12 minutos

Manaus

Condomínio lamenta morte de funcionário esfaqueado em Manaus e suspende atendimento

Administração do Residencial Tocantins II Etapa prestou homenagem a Rafael Santos Souza.

há 30 minutos

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagem de jovem desaparecido na zona Norte de Manaus e pede ajuda da população

Richard Gonçalves dos Santos, de 20 anos, está desaparecido desde terça-feira (24).

há 56 minutos

Polícia

Polícia Civil reforça fiscalização no Porto de Parintins durante chegada de turistas para o festival

Operação Segurança Presente intensificou o policiamento no porto e colocou uma Delegacia Móvel à disposição de moradores e visitantes.

há 56 minutos

Manaus

Ageman dá 48 horas para Águas de Manaus corrigir asfalto e vazamento em rua do bairro Planalto

Fiscalização identificou falhas na recomposição da pavimentação e vazamento de água após obras da concessionária; empresa poderá sofrer medidas administrativas se não cumprir a determinação.

há 1 hora