A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Prefeito Renato Junior detona presidente da Águas de Manaus e cobra fim da abertura de buracos: “A cidade não aguenta mais vocês”

Em fiscalização no conjunto Jardim Versalles, prefeito disse que a concessionária descumpre embargo e cobrou explicações do presidente da empresa durante uma videochamada.

Por Natan AMPOST

26/06/2026 às 10:22

Resumo

  • O que aconteceu: O prefeito Renato Junior confrontou o presidente da Águas de Manaus durante uma videochamada realizada em uma obra da concessionária.
  • Onde: Conjunto Jardim Versalles, bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus.
  • Motivo: Segundo a Prefeitura, a empresa descumpriu a determinação de interromper a abertura de novos buracos nas vias da capital.
  • Próximo passo: A gestão municipal afirma que manterá a fiscalização das obras executadas pela concessionária.

Notícias de Manaus – O prefeito de Manaus, Renato Junior, fez uma fiscalização surpresa na manhã desta sexta-feira (26) em uma obra da Águas de Manaus, no conjunto Jardim Versalles, bairro Planalto, zona Centro-Oeste da capital, e confrontou por videochamada o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Durante a visita, Renato afirmou que a empresa estaria descumprindo uma determinação da Prefeitura para suspender a abertura de novos buracos em vias da cidade enquanto obras anteriores não fossem concluídas e o asfalto recuperado.

PUBLICIDADE

A cobrança ocorre em meio às reclamações de moradores sobre transtornos provocados por intervenções da concessionária, como interdições de ruas, buracos e demora na recomposição do pavimento.

O que foi dito durante a ligação?

No vídeo divulgado pelo prefeito nas redes sociais, Renato Junior aparece mostrando a obra e cobrando explicações do presidente da concessionária.

“Manaus não aguenta mais vocês. Estou falando com o presidente da Água de Manaus. Sabe o que você tem a dizer? Semana passada eu já proibi a abertura. Estão abrindo uma nova rede, descumprindo o prefeito de Manaus.”

Durante a conversa, Pedro Augusto Freitas respondeu:

“A gente estava fazendo uma obra.”

Na sequência, o prefeito rebateu:

“Não, aqui você não estava fazendo nada, está aqui a tubulação, eles estão abrindo, estou com a equipe toda aqui. Isso aqui não tem nada emergencial para você entender, olha só, o material está bem aqui, nada aqui é emergencial.”

O que disse o prefeito após a fiscalização?

Após encerrar a ligação, Renato Junior afirmou que a concessionária teria desrespeitado determinações da Prefeitura e de órgãos municipais responsáveis pela fiscalização das obras.

PUBLICIDADE

“Estou aqui no Versalles. A empresa Águas de Manaus, que nós tivemos uma reunião semana passada, foi embargada. Continuaram o trabalho, descumprindo a Ageman, o Implurb, a Prefeitura de Manaus, como sempre desrespeitando o povo da cidade. Estamos aqui, eles continuam abrindo sexta-feira, o povo não aguenta mais.”

Leia mais: Prefeito Renato Júnior promete endurecer fiscalização contra Águas de Manaus e ameaça novas multas por obras mal executadas

O prefeito também criticou a atuação da Aegea Saneamento, grupo controlador da concessionária.

“A concessionária não respeita o povo de Manaus. Pode reunir dez vezes, vinte vezes, é isso aqui, essa é a realidade dessa empresa. Não tem administração, a Aegea não tem administração na cidade de Manaus. A gente entra asfaltando e, no outro dia, a Águas de Manaus vem rasgando tudo e fazendo esse monte de buraco dentro da cidade. Como prefeito de Manaus eu não aceito mais essa pauta de administração dessa concessionária irresponsável, chamada Aegea, Águas de Manaus. Estão com todas as obras embargadas, mesmo assim continuam abrindo buracos.”

Qual é o motivo do impasse entre Prefeitura e concessionária?

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Manaus intensificou a fiscalização sobre obras executadas pela Águas de Manaus após sucessivas reclamações relacionadas à recomposição do asfalto e aos impactos provocados pelas intervenções nas ruas da capital.

Segundo a administração municipal, a orientação é que novas escavações não sejam realizadas enquanto pendências de recuperação viária não forem solucionadas.

A Prefeitura também informou que continuará realizando fiscalizações para verificar o cumprimento das determinações pelos órgãos responsáveis.

O que isso representa para os moradores?

A abertura de valas para implantação e manutenção das redes de água e esgoto costuma provocar alterações no trânsito, desgaste do pavimento e transtornos para moradores e comerciantes quando a recomposição não ocorre de forma adequada.

A Prefeitura afirma que pretende reforçar a fiscalização para garantir que as obras sejam concluídas dentro dos padrões previstos e com menor impacto possível para a população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio diz à polícia que foi ameaçado pela vítima em Manaus

Homem se apresentou espontaneamente à DEHS, afirmou que temia ser atacado pela vítima e alegou legítima defesa; Polícia Civil continua investigando o caso.

há 10 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Governo proíbe uso de drones no entorno do Bumbódromo durante as apresentações

Medida vale para os dias 26, 27 e 28 de junho e prevê apreensão do equipamento e responsabilização do operador em caso de descumprimento.

há 25 minutos

Copa do Mundo 2026

CBF protesta contra arbitragem e envia ofício à Fifa após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

Entidade questiona decisão do VAR no jogo contra a Escócia e pede que o árbitro mexicano César Ramos não apite mais partidas da Seleção Brasileira.

há 39 minutos

Parintins

Festival de Parintins terá esquema antibombas com varreduras antes de cada apresentação

Grupamento Marte realiza inspeções técnicas antes de cada evento e permanece de prontidão durante toda a programação do Festival de Parintins.

há 46 minutos

Política

Políticos do PL aparecem ao lado de Roberto Cidade em Parintins e ignoram nota de cobrança de Maria do Carmo

Lideranças do PL apareceram ao lado de Roberto Cidade durante o Festival de Parintins, apesar da cobrança de Maria do Carmo por alinhamento.

há 2 horas