A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Nova interpretação da Receita pode elevar preço dos alimentos no Amazonas, alerta SIAM

Sindicato afirma que mudança nas regras para a Zona Franca de Manaus pode aumentar custos da indústria e impactar o bolso dos consumidores.

Por AM POST

02/07/2026 às 12:39

FOTO: Agência Amazonas

Resumo

O que aconteceu? A Receita Federal publicou uma nova interpretação sobre benefícios fiscais aplicados à Zona Franca de Manaus.

Qual o impacto? O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus (SIAM) afirma que a medida pode elevar os custos da indústria e aumentar o preço dos alimentos no Amazonas.

Por que isso preocupa? Segundo o setor, insumos nacionais poderão ficar mais caros, enquanto produtos importados continuarão com vantagens tributárias.

PUBLICIDADE

O que pode acontecer agora? Entidades do setor estudam medidas políticas e judiciais para tentar reverter o entendimento da Receita Federal.

Notícias de Manaus – Uma nova interpretação da Receita Federal sobre a tributação de mercadorias destinadas à Zona Franca de Manaus (ZFM) acendeu um alerta no setor industrial do Amazonas. Segundo o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus (SIAM), a medida pode elevar os custos de produção e provocar aumento no preço dos alimentos produzidos no estado.

A preocupação está relacionada à Nota Técnica Cosit nº 141/2026, que trata da aplicação dos benefícios fiscais previstos para operações envolvendo mercadorias e insumos nacionais destinados à Zona Franca.

De acordo com o sindicato, a nova interpretação reduz incentivos tributários que eram utilizados pela indústria local, tornando mais caro o fornecimento de matérias-primas, embalagens e outros insumos vindos de diferentes regiões do país.

Leia também: MP amplia investigação sobre uso de recursos públicos em escolas estaduais de Eirunepé

SIAM alerta para aumento do custo de vida

Na avaliação do presidente do SIAM, Pedro Monteiro, a mudança poderá impactar diretamente o bolso dos consumidores amazonenses.

Segundo ele, boa parte da indústria de alimentos instalada no Amazonas depende do abastecimento de insumos produzidos fora do estado. Com o aumento dos custos, a tendência é que parte desse impacto seja repassado ao preço final dos produtos comercializados nos supermercados.

PUBLICIDADE

O dirigente afirma que alimentos considerados essenciais podem sofrer reajustes caso o novo entendimento da Receita Federal seja mantido.

Setor aponta vantagem para produtos importados

Outro ponto levantado pelo SIAM é o possível desequilíbrio competitivo provocado pela medida.

Segundo a entidade, enquanto mercadorias e insumos produzidos no Brasil passariam a sofrer incidência das contribuições, produtos importados destinados à Zona Franca continuariam contemplados pelos benefícios fiscais existentes.

Na avaliação do sindicato, esse cenário favoreceria produtos estrangeiros em detrimento da produção nacional.

Entidades estudam recorrer à Justiça

O setor produtivo também argumenta que o novo entendimento da Receita Federal contraria decisões já consolidadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), especialmente o Tema Repetitivo nº 1.239, que reconhece a não incidência de PIS e Cofins sobre vendas de mercadorias nacionais destinadas à Zona Franca de Manaus.

Diante da divergência, entidades representativas estudam medidas judiciais, incluindo a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para contestar a interpretação adotada pela Receita.

Impacto seria durante período de transição

Segundo o SIAM, os efeitos da medida seriam temporários, já que a reforma tributária prevê, a partir de 2027, alíquota zero da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para remessas destinadas à Zona Franca de Manaus.

Mesmo assim, o sindicato alerta que a cobrança durante o período de transição poderá provocar aumento imediato no custo dos alimentos e afetar milhares de famílias amazonenses.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Prefeitura de Anamã pode pagar meio milhão de reais por não garantir água potável à população

Promotoria afirma que Prefeitura de Anamã não comprovou as obras e o cronograma exigidos para regularizar o tratamento e a distribuição.

há 3 minutos

Amazonas

MP-AM apura falta de professores em escolas estaduais de Eirunepé após denúncias de pais

Promotoria de Justiça cobra informações sobre ausência de docentes, coordenadores e profissionais de apoio em três unidades de ensino.

há 18 minutos

Amazonas

MP-AM apura necessidade de concurso público na Educação de Maraã após mais de 10 anos sem seleção

Ministério Público do Amazonas quer saber se cargos permanentes da rede municipal de ensino.

há 25 minutos

Brasil

Filho de Sérgio Cabral é alvo da PF em operação sobre suposta lavagem de dinheiro no Rio

Ex-deputado federal Marco Antônio Cabral foi alvo de mandado de busca e apreensão em nova fase da Operação Unha e Carne.

há 49 minutos