Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Omar Aziz e Eduardo Braga entram na mira do MP por supostos abusos de poder e propaganda eleitoral antecipada

Documento do Ministério Público Eleitoral aponta indícios de propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico e uso de estrutura de grande porte durante ato realizado no interior do Amazonas.

Por Natan AMPOST

06/07/2026 às 10:51 - Atualizado em 06/07/2026 às 11:30

Resumo

  • Investigação aberta: MP Eleitoral instaurou Notícia de Fato para apurar possível propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder em evento realizado em Humaitá.
  • Quem é investigado: O documento cita os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga por discursos em favor de pré-candidaturas.
  • O que é apurado: Possíveis abusos de poder político e econômico, condutas vedadas a agentes públicos e eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos.
  • Situação do caso: A investigação está em fase inicial e ainda não há conclusão sobre a existência de irregularidades.

Notícias de política – Os senadores Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao governo do Amazonas, e Eduardo Braga (MDB), pré-candidato a reeleição,  passaram a ser alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apura a possível prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, propaganda eleitoral antecipada, condutas vedadas a agentes públicos e eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos durante um evento realizado em Humaitá, no interior do Amazonas, no dia 1º de julho de 2026. A investigação foi instaurada por meio de uma Notícia de Fato pela Promotoria Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral.

Segundo o documento, serão apurados, em tese:

  • abuso de poder político;
  • abuso de poder econômico;
  • propaganda eleitoral antecipada massiva;
  • condutas vedadas a agentes públicos;
  • eventual arrecadação ou gasto ilícito de recursos.

O procedimento ainda está em fase preliminar e não representa conclusão de que houve prática de ilícitos eleitorais.

PUBLICIDADE

Por que Omar Aziz e Eduardo Braga estão sendo investigados?

De acordo com o documento do Ministério Público Eleitoral, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga participaram do evento e teriam realizado discursos de conteúdo político com promoção de pré-candidaturas.

O extrato da investigação afirma:

Durante o evento, os Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz teriam feito discursos com promessas aos presentes, promoção de pré-candidaturas e apresentação pública de Felipe Lobo como nome político vinculado ao grupo.

O documento também registra que o pré-candidato a deputado estadual, Felipe Lobo teria sido apresentado como pessoa de confiança de Eduardo Braga e que contaria com apoio de lideranças locais, inclusive do ex-prefeito Herivâneo Seixas.

Leia mais: Após agenda de Omar Aziz e Braga, caminhoneiro ironiza obras na BR-319: “O único lugar que o asfalto pisou foi no Instagram deles”

Quais declarações foram destacadas pelo MP?

A investigação reproduz trechos que deverão ser analisados pelo Ministério Público.

Segundo o documento, Omar Aziz teria apresentado Felipe Lobo como:

“caboclo da terra“, “filho da terra” e pessoa que estaria ali “para somar“.

Já em relação a Eduardo Braga, o extrato aponta que o senador teria afirmado, em síntese:

PUBLICIDADE

“quem torcesse contra ou fizesse algo contra o grupo político enfrentaria Eduardo Braga e Omar Aziz.

O Ministério Público destaca que essa manifestação será analisada para verificar eventual caráter intimidatório em relação a adversários políticos.

Leia documento completo: MP ELEITORAL INVESTIGA OMAR E BRAGA

O que mais chamou a atenção na investigação?

Conforme a Notícia de Fato, o evento teria contado com uma estrutura considerada de grande porte, composta por:

  • palco;
  • telão;
  • sistema de som;
  • iluminação;
  • cadeiras plásticas;
  • banners;
  • faixas;
  • balões;
  • camisetas padronizadas;
  • materiais de promoção pessoal e política.

Além disso, o MP afirma que irá verificar a possível utilização de estrutura pública ou de bens afetados ao serviço público estadual durante o evento.

A investigação significa que houve crime eleitoral?

Não. A abertura da Notícia de Fato representa apenas o início da apuração.

Nesta fase, o Ministério Público Eleitoral reúne informações e poderá solicitar diligências, ouvir envolvidos, requisitar documentos e avaliar se existem elementos suficientes para o ajuizamento de medidas judiciais ou para o arquivamento do procedimento.

Até o momento, o documento não apresenta conclusão sobre eventual responsabilidade dos investigados.

Contexto

A investigação está relacionada a um evento realizado em Humaitá que, segundo o MP Eleitoral, teria sido utilizado para promover pré-candidaturas aos cargos de governador do Amazonas, senador, deputado federal e deputado estadual antes do período permitido pela legislação eleitoral. A apuração buscará esclarecer se a organização, os discursos e a estrutura utilizada configuraram ou não infrações à legislação eleitoral.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

“Ele obrigava as alunas a gravarem vídeos de sexo” diz polícia após prisão de professor de jiu jitsu em Manaus

Suspeito foi capturado após investigação da Depca; acusado é apontado por assédio, importunação sexual, estupro e estupro de vulnerável.

há 2 minutos

Esporte

Cristiano Ronaldo provoca jornalista brasileiro e gera clima tenso em coletiva

Astro português afirmou que o repórter Marcelo Bechler “não gosta” dele durante entrevista antes do duelo entre Portugal e Espanha pela Copa do Mundo.

há 33 minutos

Brasil

Derrota do Brasil na Copa termina da pior forma entre torcedores: “Tudo foi gravado'”

O flagra em público foi compartilhado por milhares de pessoas na internet.

há 39 minutos

Polícia

Seis detentos fogem de Delegacia e deixam moradores em alerta no Amazonas

Fuga aconteceu durante a madrugada e levou a Polícia Civil a enviar reforço de Manaus para tentar recapturar os foragidos.

há 49 minutos

Esporte

Goleiro da Noruega admite provocação a Neymar antes de pênalti decisivo

Ørjan Nyland revelou que tentou mexer com o emocional do camisa 10 brasileiro antes da cobrança nos minutos finais da partida pelas oitavas da Copa do Mundo.

há 1 hora