Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cabo da PM é preso suspeito de sequestrar empresário para ‘tribunal do crime’ em Manaus

Operação Prova Viva cumpriu mandado de prisão preventiva contra policial militar investigado por envolvimento no sequestro de um empresário.

Por Natan AMPOST

18/07/2026 às 06:00

  • O MPAM deflagrou a Operação Prova Viva para investigar o sequestro de um empresário ocorrido em 14 de julho, na zona Norte de Manaus.
  • A operação teve apoio de órgãos da Polícia Militar e de repressão ao crime organizado, com cumprimento de 1 mandado de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão.
  • Um cabo da Polícia Militar do Amazonas foi preso preventivamente por suposto envolvimento no sequestro, no momento em que chegava para trabalhar na 12ª Cicom.
  • Foram apreendidos armamentos sem documentação apresentada e quantias em dinheiro para perícia, enquanto as investigações continuam para apurar motivação e participação de outras pessoas, sob sigilo.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias policiais – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou, na noite desta sexta-feira (17), a Operação Prova Viva para investigar o sequestro de um empresário ocorrido no último dia 14 de julho, na zona Norte de Manaus.

A ação contou com apoio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), do Departamento de Justiça e Disciplina da Polícia Militar do Amazonas (DJD/PMAM) e da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

PUBLICIDADE

Ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.

Quem foi preso durante a operação?

A ordem de prisão preventiva foi cumprida contra um cabo da Polícia Militar do Amazonas, investigado por suposto envolvimento no sequestro do empresário.

O policial foi preso no momento em que chegava para trabalhar na 12ª Companhia Interativa Comunitária (12ª Cicom).

Segundo o MPAM, a prisão tem caráter cautelar e integra as investigações que buscam esclarecer a participação do militar no caso.

Como ocorreu o sequestro do empresário?

De acordo com as investigações, o empresário teria sido entregue por integrantes da organização investigada a um grupo criminoso para ser submetido ao chamado “tribunal do crime”.

Ainda conforme a apuração, os criminosos realizaram uma espécie de averiguação e concluíram que as acusações feitas contra a vítima não procediam. Após essa constatação, o empresário foi libertado.

PUBLICIDADE

Leia mais: Criminoso é flagrado furtando carteira dentro de carro e foge no Santa Etelvina, em Manaus

Apesar da liberação da vítima, o Ministério Público informou que as investigações continuam para esclarecer toda a dinâmica do caso.

O que foi apreendido durante a operação?

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, as equipes recolheram:

  • Armamentos, cuja documentação não foi apresentada no momento da fiscalização;
  • Quantias em dinheiro que poderão ser analisadas para verificar eventual ligação com os fatos investigados.

Todo o material apreendido será submetido à perícia técnica.

O que ainda será investigado?

Segundo o promotor de Justiça Amando Gurgel Maia, responsável pela investigação, as diligências prosseguem para identificar a possível participação de outras pessoas no crime.

Além disso, o MPAM pretende esclarecer:

  • A motivação do sequestro;
  • As circunstâncias em que a vítima foi levada ao “tribunal do crime”;
  • A eventual intenção homicida atribuída a um dos investigados;
  • A participação de outros envolvidos na ação criminosa.

O promotor destacou que o procedimento segue sob sigilo para preservar a eficácia das investigações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem é executado com tiros na cabeça próximo à Feira da Betânia, em Manaus

Vítima ainda não foi identificada e morreu antes da chegada do socorro; Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

há 2 minutos

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 8 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 8 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 9 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 9 horas