Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fiscalização noturna do MPAM flagra abate cruel, falta de higiene e risco à saúde no novo Matadouro de Eirunepé

Inspeção surpresa realizada com a Polícia Civil revela ausência de pistola de insensibilização, falta de refrigeração no transporte e violação das normas de bem-estar animal na gestão da prefeita Professora Áurea (MDB).

Por Ivan Mota

20/07/2026 às 12:32

  • Fiscalização noturna do MPAM, com apoio da Polícia Civil, flagrou irregularidades graves no recém-inaugurado Matadouro Municipal de Eirunepé, com risco à saúde pública e ao bem-estar animal
  • Houve descumprimento de protocolos de abate humanitário (sem pistola de insensibilização e sem descanso obrigatório dos animais), além de falhas estruturais como falta de refrigeração adequada, higiene precária e ferramentas inadequadas
  • Trabalhadores atuam sem EPIs suficientes, com exposição a riscos biológicos e físicos, e também foram identificados problemas na destinação de resíduos e subprodutos
  • MPAM vai adotar medidas administrativas e judiciais para obrigar a Prefeitura a regularizar imediatamente a operação do matadouro conforme normas sanitárias e técnicas vigentes

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

(Foto: Divulgação)

Notícias do Amazonas – Uma operação noturna realizada na última sexta-feira (17) pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) expôs a grave situação de funcionamento do recém-inaugurado Matadouro Municipal de Eirunepé, no interior do estado. A fiscalização surpresa, que contou com o apoio da Polícia Civil, flagrou uma extensa lista de irregularidades que colocam em risco direto a saúde pública, desrespeitam o bem-estar animal e expõem a precariedade do trabalho na unidade mantida pela Prefeitura sob a gestão da prefeita Professora Áurea (MDB).

A inspeção acompanhou em tempo real o abate dos bovinos, desde o manuseio e corte até a preparação do produto para o consumo da população e o transporte pelas ruas da cidade.

PUBLICIDADE

abate cruel e ausência de controle sanitário na carne

Entre os achados mais críticos apontados pelos fiscalizadores está o descumprimento total dos protocolos de abate humanitário. O matadouro não dispõe de pistola de insensibilização, fazendo com que os bovinos sejam abatidos em condições de sofrimento desnecessário, além de não conceder o período obrigatório de descanso aos animais antes do processo.

A segurança alimentar do consumidor eirunepeense também está comprometida por falhas estruturais severas:

  • Falta de Refrigeração: As carcaças não passam pelo período obrigatório de resfriamento ou maturação em câmara frigorífica e são transportadas em veículos abertos, sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Higiene Precária: Foi registrada deficiência grave na limpeza das instalações e inadequação dos ganchos para suspensão e manejo das peças de carne.

    PUBLICIDADE
  • Ferramentas Inadequadas: A unidade sequer possui serras apropriadas para o corte das carcaças.

Trabalhadores desprotegidos e descarte irregular de resíduos

A fiscalização também constatou que os operários trabalham expostos a riscos biológicos e físicos devido à falta ou insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

LEIA MAIS: ANJD divulga nota em defesa da liberdade de imprensa e manifesta apoio a jornalistas no Amazonas

Na área ambiental, o MPAM identificou a necessidade urgente de readequação do descarte e destinação de subprodutos e resíduos do abate, que estavam sendo manejados em desacordo com as diretrizes ambientais.

MPAM cobra providências e medidas corretivas

O promotor de Justiça Cláudio Moisés Rodrigues Pereira reforçou que, embora a entrega da nova estrutura física seja relevante para o município, a operação do local não pode ocorrer ao arrepio da legislação sanitária.

“A estrutura deve operar em conformidade com as normas técnicas e sanitárias vigentes, assegurando a proteção da saúde pública, o respeito ao bem-estar animal, a segurança dos trabalhadores e a oferta de alimentos de qualidade à população”, pontuou o representante do Ministério Público.

Diante do cenário de degradação sanitária e maus-tratos, o MPAM informou que adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis para compelir os gestores do município a regularizarem a operação do matadouro imediatamente.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Sete bairros de Manaus terão desligamento programado nesta terça; confira a lista

Interrupções no fornecimento de energia ocorrerão entre 8h e 18h para serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica da capital.

há 10 minutos

Brasil

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso da Abin Paralela

Ministro do STF seguiu parecer da PGR e entendeu que os fatos já foram considerados na condenação do ex-presidente no processo da trama golpista.

há 36 minutos

Manaus

Proprietário fica desesperado após loja automotiva pegar fogo na zona Norte de Manaus

Ocorrência na empresa ‘Ponto do Som’, no bairro Cidade Nova, mobilizou o Corpo de Bombeiros; chamas foram contidas rapidamente sem registro de feridos.

há 1 hora

Manaus

Sinetram faz alerta e diz que transporte coletivo pode entrar em colapso em Manaus nesta semana

Durante coletiva, sindicato das empresas afirmou que sistema enfrenta déficit de R$ 90 milhões e cobrou uma solução urgente entre Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

há 1 hora

Manaus

Greve dos ônibus entra em novo dia e passageiros enfrentam filas nos terminais de Manaus

Trabalhadores relatam demora nos terminais, enquanto prefeitura e empresas acompanham os impactos da paralisação do transporte coletivo.

há 2 horas