Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Acusação genérica de delegado-geral da PC-AM contra blogs gera reação de jornalistas em Manaus e pedidos de esclarecimento

Durante coletiva sobre a morte de um investigador da Polícia Civil, que há blogs que “vivem de propina” para criticar a corporação.

Por AM POST

27/07/2026 às 20:48 - Atualizado em 27/07/2026 às 21:30

  • O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, declarou em entrevista que “blogs” estariam espalhando informações falsas sobre a morte do investigador Luciano de Carvalho Sena e insinuou que parte desses veículos seria “financiada por propina” para atacar a corporação.
  • A fala repercutiu mal entre profissionais de imprensa por levantar suspeitas de forma ampla, sem diferenciar quem age de maneira antiética de quem trabalha com responsabilidade jornalística.
  • O jornalista Moisés Dutra criticou a generalização: argumentou que acusações genéricas acabam colocando “toda a categoria” sob desconfiança, defendendo que eventuais crimes sejam investigados e punidos individualmente.
  • A reportagem buscou retorno da Polícia Civil sobre as declarações, mas não houve resposta até o fechamento, mantendo o espaço aberto para esclarecimentos.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Polícia – Durante entrevista coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, afirmou que blogs estariam disseminando informações falsas sobre a morte do investigador Luciano de Carvalho Sena, de 44 anos, ocorrida na última sexta-feira (24), no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, e acusou parte desses veículos de ser “financiada por propina”. A fala gerou reação de alguns profissionais de imprensa.

Bruno Fraga afirmou que parte das críticas parte de blogs que, segundo ele, recebem propina para atacar o trabalho da corporação.

PUBLICIDADE

Eu falo aqui com a voz embargada, porque é difícil para a polícia passar por isso, passar por esse tipo de coisa e aí a gente ainda ter que ler comentários absurdos nas redes sociais, em blogs, que vivem de propina para criticar o trabalho da polícia. É óbvio que eu não estou falando de veículos sérios, que transmitem a verdade para o povo do Amazonas“, declarou.

A fala ocorreu durante a apresentação dos detalhes da operação que resultou na morte de Rafael Pereira Freitas, investigado por atirar contra o investigador Luciano Carvalho de Sena, do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

Leia mais: Delegado Bruno Fraga afirma que polícia não vai recuar após morte de investigador do Denarc

Por que a declaração gerou repercussão

A manifestação do delegado-geral provocou reação entre profissionais da comunicação, que avaliaram que a declaração, mesmo com a ressalva feita ao final da fala, pode colocar sob suspeita jornalistas, blogueiros e comunicadores que atuam de forma ética.

PUBLICIDADE

O jornalista Moisés Dutra se manifestou nas redes sociais rebatendo o delegado. A crítica é que afirmações genéricas acabam atingindo toda a categoria, sem distinguir quem eventualmente pratica ilícitos daqueles que exercem a atividade jornalística de forma responsável.

” Compreendo que este é um momento de grande comoção, mas esse tipo de afirmação, sem distinguir quem realmente pratica crimes, acaba colocando sob suspeita todos os profissionais da comunicação”, disse.

“Se existem criminosos travestidos de comunicadores, que sejam investigados, identificados e punidos com o rigor da lei. Mas não é justo que jornalistas, blogueiros e comunicadores sérios, que diariamente enfrentam desafios para levar informação de interesse público, tenham sua credibilidade questionada por causa da conduta de uma minoria”, completou o jornalista.

PUBLICIDADE

Outro lado

A reportagem do Portal AM Post procurou a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e questionou sobre as declarações do delegado-geral, Bruno Fraga, mas até o o fechamento desta matéria não obtivemos retorno sobre o tema. O espaço permanece aberto.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 49 minutos

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 60 minutos

Amazonas

MP investiga atuação do Imtrans após denúncias de abordagens hostis e cobranças em Manacapuru

Relatos enviados ao Ministério Público apontam supostas condutas coercitivas durante fiscalizações e cobranças de até R$ 1,8 mil para liberação de motocicletas apreendidas.

há 1 hora

Mundo

A escalada global: Ataque no mar Cáspio e a sombra da terceira guerra mundial

Ataque no Mar Cáspio amplia a tensão entre Ucrânia, Irã e Rússia.

há 2 horas

Amazonas

MP investiga falta de fiscalização após aumento de acidentes fatais em São Sebastião do Uatumã

MPAM apura possível omissão de órgãos públicos diante de problemas como circulação de condutores sem habilitação, motocicletas sem placas e deficiência na sinalização do município.

há 2 horas