Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

GRAVE: PCC e Comando Vermelho usam programas do Governo Federal para aplicar golpes e roubar dinheiro via Pix, aponta TCU

Auditoria identificou que criminosos criaram páginas falsas de programas como Desenrola Brasil e Voa Brasil para enganar vítimas e desviar pagamentos.

Por AM POST

31/07/2026 às 09:52

  • O TCU identificou que facções como PCC e CV estariam usando programas do Governo Federal para aplicar golpes na internet, com páginas falsas que imitam iniciativas oficiais.
  • Serviços como Desenrola Brasil e Voa Brasil teriam suas identidades visuais copiadas para induzir usuários a fornecer dados pessoais ou fazer pagamentos.
  • A auditoria aponta que mais de 80% dos anúncios fraudulentos analisados usavam logotipos oficiais e inteligência artificial para aumentar a credibilidade das fraudes.
  • As vítimas eram direcionadas a páginas clonadas para pagamentos via Pix ou coleta de dados, e os valores seriam destinados a contas ligadas às organizações criminosas.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

FOTO: Reprodução

Notícias do Brasil – Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), estariam utilizando programas do Governo Federal para aplicar golpes na internet. Segundo o relatório, páginas falsas imitando iniciativas oficiais foram usadas para capturar dados pessoais e desviar pagamentos feitos por vítimas.

PUBLICIDADE

Leia também: Suspeito tenta enganar policiais fingindo comprar jantar, mas acaba preso com drogas e munições em Manaus

Sites clonados imitavam programas oficiais

De acordo com a auditoria, programas como o Desenrola Brasil e o Voa Brasil tiveram suas identidades visuais copiadas por criminosos.

Os golpistas criavam sites falsos semelhantes aos oficiais para induzir usuários a fornecer informações pessoais ou realizar pagamentos acreditando estar acessando serviços do governo.

Golpes usavam inteligência artificial

O TCU informou que mais de 80% dos anúncios fraudulentos analisados utilizavam logotipos oficiais e recursos de inteligência artificial para aumentar a credibilidade das páginas falsas.

Segundo a auditoria, essa estratégia dificultava que as vítimas identificassem a fraude.

PUBLICIDADE

Dinheiro era enviado para contas ligadas ao crime

Ainda conforme o Tribunal de Contas da União, as vítimas eram direcionadas para páginas fraudulentas, onde efetuavam pagamentos via Pix ou informavam dados pessoais.

A auditoria aponta que os valores pagos eram destinados a contas associadas às organizações criminosas investigadas.

O relatório reforça a necessidade de ampliar mecanismos de fiscalização e de conscientização da população para evitar novos golpes envolvendo programas públicos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Xuxa quebra o silêncio e diz acreditar em extraterrestres: “Quero encontrar um ET”

Apresentadora voltou a falar sobre o assunto durante participação no programa Mais Você e afirmou que nunca deixou de acreditar na existência de outras formas de vida no universo.

há 23 minutos

Polícia

‘Paga ela caloteiro’: vídeo mostra confusão entre garota de programa e cliente após encontro no Amazonas

Imagens mostram momento em que suspeito segura a mulher enquanto testemunhas tentam convencê-lo a soltá-la. Até o momento, não há confirmação de registro policial.

há 28 minutos

Decisão da Justiça

Americano é condenado por manter laboratório de drogas em condomínio de luxo em Manaus

Segundo a investigação, imóvel na Vieiralves era usado para preparar e distribuir entorpecentes; condenado poderá recorrer em liberdade.

há 30 minutos

Combate à agiotagem

URGENTE: MP faz nova operação contra esquema de agiotagem e cumpre mandados em Manaus e Benjamin Constant

Investigação apura suspeitas de empréstimos ilegais com juros abusivos, extorsão e lavagem de dinheiro; celulares, documentos e valores estão entre os alvos das buscas.

há 52 minutos

Manaus

“Tudo que estava no imóvel foi carbonizado”, afirma tenente dos Bombeiros após incêndio em Manaus

Policiais encontraram o incêndio durante patrulhamento e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.

há 54 minutos