Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Volta a circular vídeo sobre processo em que Sargento Salazar responde por homicídio

O vereador permanece réu e o processo seguirá tramitando na Justiça.

Por Natan AMPOST

03/08/2026 às 13:37

  • Vídeo repercutiu nas redes sociais sobre o caso em que o vereador Sargento Salazar (PL) responde por homicídio pela morte de Felipe Kevin de Oliveira, ocorrida em 24/06/2019 em Manaus.
  • O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reformou a sentença que havia absolvido o parlamentar e determinou o prosseguimento da ação penal, para análise pelo Tribunal do Júri.
  • O MP-AM recorreu alegando indícios de autoria e materialidade, além de possível excesso doloso, citando nove disparos (com dois na região da cabeça), imagens e depoimentos.
  • A defesa alegou falhas no recurso (dialeticidade) e pediu a manutenção da absolvição, mas os desembargadores rejeitaram; atualmente Salazar segue respondendo ao processo, sem condenação até aqui.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Manaus – Voltou a repercutir nas redes sociais um vídeo de uma reportagem do Radar Amazônico sobre o processo em que o vereador Sargento Salazar (PL) responde por homicídio pela morte de Felipe Kevin de Oliveira, de 27 anos. O caso aconteceu em 24 de junho de 2019, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, quando Salazar ainda atuava como policial militar.

A repercussão ocorre meses após uma decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que reformou a sentença que havia absolvido o parlamentar e determinou o prosseguimento da ação penal.

O que decidiu o Tribunal de Justiça do Amazonas?

Em abril deste ano, a Câmara Criminal do TJAM decidiu, por unanimidade, acolher o recurso apresentado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e reformar a sentença de primeira instância que havia absolvido sumariamente o vereador.

PUBLICIDADE

Leia mais: Acusado de homicídio, Salazar sofre derrota no TJAM após ter recurso negado

A decisão foi relatada pelo desembargador Anselmo Chíxaro, que entendeu existirem elementos suficientes para que o caso continue sendo analisado pelo Tribunal do Júri.

Os desembargadores acompanharam integralmente o voto do relator e o parecer do Ministério Público.

Por que o Ministério Público recorreu?

Segundo o MP-AM, há indícios suficientes de autoria e materialidade, além de elementos que apontariam para um possível excesso doloso durante a ação policial.

PUBLICIDADE

De acordo com o recurso:

  • a vítima foi atingida por nove disparos de arma de fogo;
  • dois tiros atingiram a região da cabeça;
  • imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas reforçariam a tese apresentada pela acusação.

Para o Ministério Público, a quantidade de disparos e a localização dos ferimentos são elementos que indicam possível intenção de matar.

O que diz a decisão do relator?

Ao reformar a absolvição, o desembargador Anselmo Chíxaro destacou que existem elementos que justificam o prosseguimento da ação penal.

Em um dos trechos da decisão, o magistrado afirma:

“A multiplicidade de tiros em regiões vitais indica animus necandi, extrapolando o uso moderado dos meios necessários.”

Com esse entendimento, o Tribunal concluiu que o caso deve continuar tramitando para análise do mérito pelo Tribunal do Júri.

Qual foi a defesa apresentada por Sargento Salazar?

A defesa do vereador sustentou que o recurso do Ministério Público não enfrentava diretamente os fundamentos utilizados na sentença de absolvição, alegando violação ao princípio da dialeticidade.

De forma subsidiária, os advogados pediram que fosse mantida a decisão de primeira instância que havia absolvido sumariamente o parlamentar.

PUBLICIDADE

Os argumentos, porém, foram rejeitados pelos desembargadores.

Quem participou do julgamento?

O julgamento foi presidido pela desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, que não votou.

Também participaram do julgamento:

  • desembargadora Ana Maria de Oliveira Diógenes;
  • desembargadora Carla Maria Santos dos Reis;
  • desembargador Anselmo Chíxaro, relator do recurso.

Qual é a situação do processo atualmente?

Com a reforma da sentença de primeira instância, a absolvição sumária deixou de produzir efeitos e Sargento Salazar permanece respondendo ao processo pela morte de Felipe Kevin de Oliveira.

A decisão do TJAM não representa uma condenação. Ela reconhece que existem elementos suficientes para o prosseguimento da ação penal, permitindo que o caso continue sua tramitação na Justiça.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Anvisa apreende lote falsificado de ômega 3 e suspende três lotes de repelentes; veja quais produtos foram afetados

Medidas foram publicadas no Diário Oficial da União após confirmação de falsificação de suplemento alimentar e falhas em testes.

há 20 minutos

Amazonas

UFAM abre inscrições para Processo Seletivo com 636 vagas no interior do Amazonas; veja como participar

Processo seletivo oferece vagas em cinco municípios do estado. Inscrições começam nesta terça-feira (5) e seguem até 21 de agosto.

há 43 minutos

Polícia

Queda de avião expõe plano para buscar drogas no interior do Amazonas; piloto é preso

Homem sofreu acidente aéreo em Tonantins, recebeu atendimento médico e admitiu que não possuía licença para pilotar a aeronave.

há 52 minutos

Vandalismo

VÍDEO: dupla em bicicletas é flagrada após ataque a ônibus em Manaus

Pedra arremessada contra coletivo da linha 604 quebrou o vidro da porta e estilhaços atingiram uma passageira.

há 56 minutos

Amazonas

Roberto Cidade anuncia criação da Secretaria Estadual da Causa TEA no Amazonas

Proposta prevê nova secretaria para coordenar políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, além de auxílio para famílias atípicas.

há 1 hora