Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Maria do Carmo tem coragem de sobra para atacar a imprensa mas silencia sobre Omar Aziz

Críticas à imprensa contrastam com o tom adotado em relação a adversários políticos.

Por AM POST

06/08/2026 às 15:30 - Atualizado em 06/08/2026 às 15:37

  • Após a convenção do PL, Maria do Carmo Seffair intensificou críticas a jornalistas e publicações, contestando reportagens nas redes sociais.
  • O padrão de debochar e desqualificar a imprensa, aliado ao silêncio público sobre o adversário Omar Aziz, alimenta debates sobre sua estratégia eleitoral.
  • O texto ressalta o papel da imprensa em campanhas — fiscalizar, contextualizar e informar o eleitor — e como as respostas midiáticas podem influenciar a percepção de transparência e prestação de contas.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de política – A relação entre a candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo Seffair, e a imprensa voltou a ganhar destaque durante a pré-campanha. Enquanto intensifica críticas a jornalistas e reportagens em discursos e nas redes sociais, a candidata tem evitado direcionar o mesmo tom a adversários políticos o que tem alimentado debates nos bastidores sobre sua estratégia eleitoral.

PUBLICIDADE

A convenção do Partido Liberal (PL), realizada na última terça-feira (4), oficializou Maria do Carmo Seffair como candidata ao Governo do Amazonas. Durante o ato político, Maria do Carmo chegou a cantar desafinada no palco a frase: “Disseram que ela não vinha. Olha eu aqui.”

Por que a relação entre Maria do Carmo e a imprensa voltou ao debate?

Após a convenção, a candidata voltou a utilizar discursos e publicações nas redes sociais para contestar reportagens e questionamentos feitos por jornalistas.

Entre os temas levantados por veículos de comunicação estão:

  • possíveis articulações políticas;
  • composição de alianças eleitorais;
  • posicionamentos sobre adversários;
  • questões envolvendo a atuação empresarial de sua família e contratos públicos.

Até o momento, a candidata tem respondido às críticas contestando a cobertura jornalística.

O padrão é claro: contra a imprensa, Maria do Carmo encontra fôlego para debochar, acusar e desqualificar. Diante de nomes como o candidato ao governo do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), contudo, o silêncio é ensurdecedor. Não há cobrança pública, não há crítica, não há exigência de explicação. O que poderia ser chamado de oposição firme se transforma em complacência calculada.

PUBLICIDADE

Qual é o papel da imprensa durante campanhas eleitorais?

Durante o período eleitoral, jornalistas acompanham agendas, discursos e decisões dos candidatos com o objetivo de fiscalizar, contextualizar e informar o eleitor.

Questionamentos sobre alianças, histórico político, propostas e relações institucionais fazem parte da cobertura eleitoral e normalmente são dirigidos a candidatos de diferentes partidos.

Em campanhas majoritárias, a relação entre candidatos e imprensa costuma influenciar o debate público. Especialistas em comunicação política observam que respostas aos questionamentos da mídia podem impactar a percepção do eleitor sobre transparência, prestação de contas e disposição para o contraditório.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Polícia prende terceiro suspeito de sequestrar e tentar matar empresário em Itapiranga

Natanael Oliveira de Castro estava foragido e teve a prisão preventiva cumprida nesta quinta-feira (6).

há 2 minutos

Brasil

Zema promete privatizar Petrobras e mudar indicação ao STF se eleito presidente

Candidato do Novo defende “choque fiscal”, redução de ministérios, reformas estruturais e mudanças no modelo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

há 37 minutos

Amazonas

Ventania provoca momentos de desespero em embarcação no rio Amazonas

Apesar do susto, não há informações sobre feridos ou danos graves à embarcação.

há 1 hora

Amazonas

TCE-AM lança guia para tornar votos e acórdãos mais claros e facilitar entendimento das decisões

TCE implementa manual com orientações para padronizar decisões, adotar linguagem simples e ampliar o uso de IA na pesquisa de jurisprudência.

há 1 hora