A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Ação do MP-AM força Estado a reestruturar Instituto Dona Lindu

O prazo para as providências é de seis meses, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão foi publicada no dia 13 de fevereiro de 2019.

Por Hugo Guimarães

15/02/2019 às 08:58 - Atualizado em 15/02/2019 às 13:04

Da Redação 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), pela 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (58ª PRODHSP), obteve decisão judicial que obriga o Estado do Amazonas a realizar correções de problemas na estrutura física, destinação de espaços, esterilização de instrumentos e mesmo lotação de pessoal no Instituto da Mulher Dona Lindu.

PUBLICIDADE

São 21 providências a serem adotadas, entre as quais a reassunção, pelo Estado, do serviço de esterilização dos instrumentais utilizados em toda a Maternidade, a reativação da sala de expurgo e a lotação técnicos de enfermagem e enfermeiros em número suficiente para atender à demanda da unidade.

O prazo para as providências é de seis meses, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão foi publicada no dia 13 de fevereiro de 2019.

“Nesta ação, não se postula a inovação, a adoção de medidas modernas ou sofisticadas, mas apenas a observância do mínimo necessário e previsto em lei para que o direito à vida e à saúde, direitos estes constitucionalmente assegurados, sejam devidamente respeitados. Busca-se, prioritariamente, a disponibilização de um prédio com condições mínimas de prestação do serviço de saúde à população e os insumos/utensílios necessários para atendimento de forma adequada”, argumentou, na ACP, a promotora de Justiça Silvana Nobre, titular da 58ª PRODHSP.

A Ação Civil Pública teve início com um inquérito civil instaurado para investigar denúncia de irregularidades nas condições materiais, estruturais e de gestão do Hospital Dona Lindú, na prestação de serviço de assistência pré-natal e atendimento às parturientes e aos recém-nascidos.

PUBLICIDADE

Foram denunciadas, entre outras irregularidades, a falta de equipamento para tratamento de crianças com icterícia, de local com temperatura ajustada para as crianças em tratamento de icterícia e de aparelho de reanimação no andar de alojamentos conjuntos.

No decorrer das investigações deste inquérito, foram juntados a ele o Inquérito Civil nº 4514/2014, que apurava mortes de crianças nos dias 16 e 17 de novembro de 2014 pela ausência de aparelhos respiradores no Centro Cirúrgico Obstetrício do Instituto da Mulher, a Notícia de Fato nº 1787/2015, que denunciava maus tratos a pacientes mulheres e a Notícia de Fato nº 1850/2015, que relatava ausência de material cirúrgico e a improvisação grosseira de uma sala de pré-parto que sequer contava com medidas de prevenção de contaminação.

Medidas que o Estado deve cumprir no Instituto Dona Lindu:

– Reassumir o serviço de esterilização dos instrumentais utilizados em toda a Maternidade, na própria unidade, tendo em vista a necessidade de atender de imediato às demandas da unidade de saúde e evitar os prejuízos à oferta do serviço, protagonizados pela demora na entrega dos materiais pela empresa terceirizada, consignados nos Relatórios da Visa, referentes às inspeções realizadas em 07.02.2018 e 02.08.2018;

– Realização da limpeza geral e integral da unidade de saúde, abrangendo estrutura física, equipamentos, terminais disposicionados nos diversos setores, bem com a retirada de materiais desnecessários e pessoais, retirada de frascos de medicamento contaminados com material biológico (sangue), a fim de reduzir os riscos de infecção. Este serviço deve ser comprovado documentalmente nos autos e acompanhado pela CCIH;
– Retirada de resíduos comuns e infectantes de todos os DMLs (depósito de material de limpeza);
– Retirada das dependências do Hospital as inúmeras máquinas, equipamentos e objetos diversos danificados ou em desuso, dando-lhes a destinação adequada junto à SUSAM.
– Realização desinfecção química dos expurgos das unidades cirúrgicas;
– Disponibilização de insumos, produtos e equipamentos necessários à higienização das mãos em todos os setores da unidade de saúde, a fim de evitar a disseminação de micro-organismos na unidade;
– Instalação de dispensador de sabonete líquido adequado para higienização das mãos, bem como álcool em gel nos setores;
– Instalação de termômetros nos refrigeradores em que há guarda de medicamentos;
– Reativação da sala de expurgo, onde hoje está instalado o conforto da equipe de enfermagem;
– Reativação da antiga sala de leito (Leito 184), onde hoje está o conforto dos pediatras;
– Vedação das saídas dos postos, de utilização de gases medicinais;
– Utilização exclusiva de cobertura estéril para os curativos e fixação das punções;
– Instalação de suporte exclusivo e adequado para perfuro cortante nos setores, em altura adequada;
– Proibição de reutilização de frascos para saneantes;
– Retirada das áreas de recuo próxima às escadas, móveis ou qualquer obstáculo que impeça o livre acesso;
– Liberação das áreas de recuo da porta-fogo;
– Troca dos colchões sem condições de uso e de todo o mobiliário danificado;
– Reforma dos banheiros, a fim de que se adequem às normas sanitárias;
-) Lotação de técnicos de enfermagem e enfermeiros em número suficiente para atender à
demanda da referida maternidade;
– Instalação de grades de proteção para os leitos, de maneira a impedir quedas dos pacientes
– Reestruturação do sistema de ventilação do centro cirúrgico.

Com informações da Assessoria

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Turistas se abrigam durante tiroteio em ponto turístico do Rio de Janeiro; vídeo mostra tensão

Confronto ocorreu durante operação policial no Morro Santa Marta e assustou visitantes que estavam no Mirante Dona Marta.

há 20 minutos

Polícia

Menores eram anunciadas na internet e policial termina preso por exploração sexual em Manaus; vítima contraiu IST

Imóvel no Parque Dez era usado para manter adolescentes vigiadas por câmeras e anunciadas na internet; uma das vítimas contraiu IST.

há 25 minutos

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 55 minutos

Brasil

Anvisa libera venda de detergentes e desinfetantes da Ypê produzidos em 2026

Agência concluiu análise de laudos apresentados pela empresa e retirou restrições para produtos fabricados a partir de janeiro deste ano

há 1 hora

Esporte

Brasil encerra preparação e define últimos ajustes antes de enfrentar a Escócia na Copa do Mundo

Neymar treina com o grupo e Ancelotti ainda avalia substituto de Raphinha para o jogo decisivo.

há 1 hora

Ao Vivo