A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

Lula completa um ano na prisão da Lava Jato

O Comitê Lula Livre programa manifestações em protesto contra o encarceramento do ex-presidente.

Por Natan AMPOST

06/04/2019 às 17:15 - Atualizado em 07/04/2019 às 14:09

ESTADÃO CONTEÚDO

PUBLICIDADE

O ex-presidente Lula completa neste domingo (7), um ano na prisão da Lava Jato. Mais magro, ou ‘enxuto’, segundo a definição dos investigadores, o petista ocupa, desde 7 de abril de 2018, uma sala especial na sede da Polícia Federal em Curitiba, base e origem da grande operação.

O Comitê Lula Livre programa manifestações em protesto contra o encarceramento ‘político’ do ex-presidente. Movimentos populares e entidades de 16 países deverão realizar ‘ações articuladas’ na Jornada Internacional Lula Livre.

Recado da militância de Curitiba para Lula! #LulaLivre! ✊

Posted by Gleisi Hoffmann on Friday, April 5, 2019

Na capital paranaense a caravana de manifestantes será engrossada por milhares de apoiadores do petista. Estão marcados dois grandes atos nacionais ‘em defesa da democracia e pela liberdade de Lula’, um em Curitiba, outro em São Paulo.

Nesse um ano, Lula deixou a prisão uma única vez, para acompanhar o velório do neto Arthur, de 7 anos, em Santo André, na Grande São Paulo.

PUBLICIDADE

Um ano depois da prisão, a defesa aposta em um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lula tenta reverter sua condenação no processo do triplex. O ex-presidente também está condenado em outra ação, do sítio de Atibaia, a 12 anos e 11 meses de reclusão, sentença imposta pela juíza federal Gabriela Hardt.

A saga do petista na maior investigação contra a corrupção já deflagrada no País começou bem antes daquela noite de 7 de abril de 2018 quando foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

Dois anos antes de ir para a cadeia da Lava Jato, Lula foi conduzido coercitivamente pela Operação Aletheia ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em uma sala no Terminal, o petista prestou longo depoimento à Polícia Federal e negou que fosse dono do imóvel no Guarujá.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso com drogas e balança de precisão durante ação policial no Jorge Teixeira

Suspeito foi abordado por policiais da 30ª Cicom durante patrulhamento em área conhecida pela atuação de facções criminosas.

há 20 minutos

Brasil

Caso Henry Borel: Leniel critica perdão a Monique e acusação promete recorrer

Pai de Henry Borel classificou decisão como a “terceira morte” do filho; acusação aponta erro na formulação dos quesitos apresentados aos jurados.

há 31 minutos

Polícia

Rocam prende suspeito de matar comerciante durante assalto em Manaus

Homem foi localizado na Zona Norte da capital; polícia continua procurando outros envolvidos no crime que chocou moradores do São José Operário..

há 52 minutos

Brasil

Ex-sócio de Vorcaro repassa empreendimentos de luxo à antiga Odebrecht em meio à crise financeira

Transferência da gestão de projetos imobiliários ocorreu meses antes da liquidação de banco controlado por Augusto Lima.

há 57 minutos

Brasil

PL terá maior fatia do Fundo Eleitoral nas eleições de 2026

Tribunal Superior Eleitoral vai distribuir R$ 4,9 bilhões entre 30 partidos; PT e União Brasil aparecem na sequência entre os maiores beneficiados..

há 1 hora