Tecnologia

Tecnologia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Falha de segurança do WhatsApp pode ter prejudicado 200 milhões de usuários

Versão web do aplicativo não filtrou adequadamente os cartões de contatos no formato vCard.

Por Hugo Guimarães

09/09/2015 às 12:37 - Atualizado em 09/09/2015 às 12:46

Uma falha de segurança do WhatsApp pode ter colocado 200 milhões de usuários em risco de instalar malwares perigosos.

PUBLICIDADE

Segundo a empresa de softwares Check Point, a versão web do aplicativo não filtrou adequadamente os cartões de contatos no formato vCard.

A plataforma web do WhatsApp permite que os usuários visualizem qualquer tipo de mídia ou anexo. Isso inclui imagens, vídeos, arquivos de áudio, localizações e cartões de contato.

Kasif Dekel, um dos pesquisadores da Check Point, descobriu que era possível mudar a extensão do arquivo de um vCard para um código executável.

“Isto significa que, uma vez que a vítima clica no arquivo baixado (que ele acredita que é um cartão de contato), o código dentro do arquivo é executado no PC”, escreveu Dekel em um post no site da empresa.

PUBLICIDADE

Um hacker precisa ter apenas o número de telefone da pessoa para enviar o código. Além de liberar a entrada de vírus que podem afetar o computador, a falha no app também permite que criminosos distribuam ransomwares – um tipo de malware que obriga suas vítimas a pagar um resgate para que o acesso ao sistema seja liberado ou para que seus dados sejam devolvidos.

A Check Point divulgou o problema para o WhatsApp no dia 21 de agosto. Menos de uma semana após o aviso, o app lançou uma atualização para os usuários da versão web.

“Aplaudimos o WhatsApp por ter uma resposta adequada e desejamos que mais fornecedores lidem com as questões de segurança desta maneira profissional”, escreveu Oded Vanunu, Gerente de Grupo de Pesquisa de Segurança da Check Point.

A empresa de software recomenda que os usuários atualizem para a nova versão o mais rápido possível.

Fonte: Exame.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Tiro de fuzil: relatório americano revela tentativa de assassinato de Messi durante a Copa do Mundo

Investigação coordenada pelo FBI identificou ameaças contra o craque argentino e outros jogadores durante o Mundial; suspeitos chegaram a mencionar uso de bombas e armas.

há 9 minutos

Brasil

Moraes diz ‘não’ e impede filhos de Bolsonaro de visitarem ex presidente no Dia dos Pais

Pedido para uma visita familiar neste domingo (9) foi rejeitado pelo ministro do STF, que manteve as restrições impostas a Jair Bolsonaro.

há 36 minutos

IA no poder judiciário

TJAM cria novas regras para uso de IA em processos judiciais e prevê punir quem descumprir

Nova resolução estabelece regras para uso de IA por magistrados, servidores e colaboradores.

há 1 hora

Mundo

Presidente da FIFA é acusado de “bancar” amante com recursos da Uefa

Ele é alvo de suspeitas envolvendo transferência de seis dígitos e financiamento de estudos para mulher com quem teria mantido relacionamento quando comandava a secretaria-geral da Uefa

há 1 hora

Manaus

Mais de 500 mulheres participam de caminhada contra violência e feminicídio na Zona Leste de Manaus

Mobilização marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha e defendeu mais proteção, acolhimento e combate à violência contra a mulher.

há 2 horas