Lava Jato

Lava Jato


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Temer vira réu pela sexta vez, agora por organização criminosa e obstrução de Justiça

O MPF sustenta que Temer e parlamentares do PMDB participaram de um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara.

Por Natan AMPOST

06/05/2019 às 18:25 - Atualizado em 07/05/2019 às 17:12

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Justiça Federal em Brasília aceitou hoje (6) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco também fazem parte da denúncia. Com a decisão, todos passam à condição de réus no processo.

O MPF sustenta que Temer e parlamentares do PMDB participaram de um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública. Parte das acusações foi baseada nos depoimentos de delação de Joesley Batista e Ricardo Saud, ex-executivos do grupo J&F.

Em 2017, a denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No entanto, o Congresso não concedeu o aval para prosseguimento da denúncia, que ficou suspensa até 1º de janeiro, quando Temer saiu da Presidência e o caso foi enviado para a primeira instância da Justiça Federal.

Defesa
Em nota, o advogado Eduardo Carnelós, representante de Temer, disse que a acusação do MPF será desmascarada porque o ex-presidente nunca integrou uma organização criminosa.

“Trata-se de mais uma acusação nascida da negociata feita entre o ex-procurador-geral da República [Janot] e notórios e confessos criminosos. Para livrarem-se da responsabilidade pelos tantos crimes que confessam e ainda usufruírem livremente dos bens amealhados, estes, nas palavras de um deles em recente entrevista, entregaram o produto exigido pelo ex-PGR, que era acusar o então presidente da República. Michel Temer nunca integrou organização criminosa nem obstruiu a justiça, e por isso também essa acusação será desmascarada a seu tempo”, diz a defesa.

O advogado Daniel Gerber, integrante da defesa de Eliseu Padilha, informou que o ex-ministro vai se manifestar somente no processo. Os advogados de Moreira Franco sustentam que o ex-ministro jamais participou de qualquer grupo para práticas de ilícitos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Eleições 2026

Sérgio Kruke expõe a omissão de Plínio Valério que prejudicou Bolsonaro em 2022: “Político que não toma posição não merece nosso apoio”

Aliado do bolsonarismo resgatou entrevista de 2021 e acusou o senador amazonense de ter adotado uma postura que prejudicou Jair Bolsonaro.

há 2 minutos

Brasil

Carla Zambelli volta às redes sociais e anuncia apoio à candidatura da mãe nas eleições

Ex-deputada, que está em liberdade na Itália após decisão da Justiça, afirmou que usará suas redes durante a campanha.

há 21 minutos

Manaus

Sob liderança de Cileide Moussallem, Virada Feminina do Amazonas reúne mais de mil mulheres em Manaus

Evento marcou o início das atividades do segundo semestre de 2026 com palestras, momentos de fé, acolhimento e ações de apoio às mulheres.

há 55 minutos

Eleições 2026

Alfredo Nascimento reúne grande número de apoiadores e amplia presença do PL em municípios do Alto Solimões

Alfredo Nascimento encerrou agenda no interior do Amazonas reforçando a estrutura do Partido Liberal para as eleições de 2026.

há 1 hora

Brasil

Eduardo Bolsonaro nega acordo para disputar o Senado em vídeo exibido na convenção de Flávio

Dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro enviou uma mensagem durante a convenção do PL, negou rumores sobre uma candidatura ao Senado.

há 1 hora