A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeitura fecha inscrições do Bolsa Pós-Graduação com mais de 7,2 mil candidatos

O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 18.

Por Hugo Guimarães

14/09/2015 às 10:11 - Atualizado em 15/09/2015 às 10:18

O primeiro edital do Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), da Prefeitura de Manaus, teve adesão de 7,2 mil candidatos ao longo dos 12 dias do período de inscrições, iniciado dia 2 de setembro e finalizado às 23h59 do último domingo, 13. A concorrência para o universo de 1.264 bolsas de estudo para cursos de especialização lato sensu é de quase seis candidatos por vaga, de acordo com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e que gere o PBPG e os programas Bolsa Universidade (PBU) e Idiomas (PBI).

PUBLICIDADE

O passo seguinte do Bolsa Pós-Graduação, segundo o cronograma da Prefeitura, é a análise – feita pela Espi – dos dados dos estudantes inscritos e validação das informações prestadas pelo Portal do Candidato. O cruzamento de informações, que será feito pelos próximos dias, visa definir os estudantes aptos segundo o perfil socioeconômico estabelecido pelo edital: graduação completa, nenhum tipo de especialização e faixa de renda familiar per capita compatível com até dois salários mínimos e meio, o equivalente a R$ 1.970. O resultado com a primeira chamada de candidatos aprovados será divulgada no próximo dia 18, sexta-feira.

“O bom número de inscritos não nos surpreendeu, já que há uma demanda reprimida por especialização entre os estudantes de Manaus que não tem condições de bancar sua formação”, avalia a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo. “A prefeitura completa, agora, um ciclo importante, que começa com a reformulação do Bolsa Universidade, passa pelo Bolsa Idiomas e agora com a Bolsa Pós-Graduação. Os estudantes de baixa renda Manaus têm agora mais uma possibilidade de buscar capacitação acadêmica e profissional em um momento delicado, em que vivemos situação de crise econômica”, completa.

Cinco Instituições de Ensino Superior (IES) privadas aderiram ao PBPG: Universidade Nilton Lins, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam). A universidade com o maior número de inscritos foi a Esbam, com 2,6 mil candidatos; em segundo lugar, aparece a Faculdade Salesiana Dom Bosco, com 1,9 mil estudantes interessados. Completam a lista a Nilton Lins, com 1,3 mil inscrições; Fucapi, com 655, e Martha Falcão, com 532.

As 1.264 bolsas disponíveis no primeiro edital do Bolsa Pós-Graduação foram divididas em diferentes modalidades. Uma delas são as bolsas voluntárias, oferecidas livremente pelas instituições de acordo com suas políticas educacionais. Neste caso, estão sendo oferecidas 1.230 bolsas. Para as outras modalidades – isenção de tributos e compensação tributária (CCT) – estão sendo oferecidas 34 vagas. As vagas estão distribuídas em mais de 50 cursos de especialização, que variam nas áreas da saúde, gestão, engenharia e tecnologia.

Para facilitar a adesão de estudantes de baixa renda da cidade ao processo de inscrição do PBGP, que aconteceu exclusivamente pela Internet, a Prefeitura credenciou 35 lan houses e cyber cafés em todas as zonas da cidade. Nestes espaços, o acesso à população foi gratuito, desde que fosse com a finalidade de inscrição no programa. Apenas a impressão dos formulários teve de ser paga pelos candidatos. O credenciamento dos estabelecimentos foi firmado por meio da Espi e a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), que representa cerca de 50 estabelecimentos em Manaus.

A etapa posterior à divulgação do resultado da primeira chamada do Bolsa Pós-Graduação será o período de recursos, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro. O recebimento dos documentos dos estudantes aprovados na primeira chamada acontece de 22 a 24 de setembro, na sede da Escola, totalizando três dias de processo. O Programa Bolsa Pós-Graduação foi instituído pela Lei n.º 1.933 de 19 de novembro de 2014 e pela Lei n.º 1.934 de 19 de novembro de 2014, também conhecida como Lei de Isenção de Tributos Municipais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Pastora afirma que o festival de Parintins foi um ritual satânico e abriu portais

Afirmações feitas nas redes sociais provocaram reações de apoio e críticas.

há 19 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus lança programa “Jaraqui da Gente” e inicia distribuição gratuita de pescado

Ação prevê entrega de até 20 toneladas de jaraqui por bairro durante a safra da espécie e deve beneficiar cerca de 2 mil famílias em cada etapa.

há 43 minutos

Manaus

Renato Junior mantém subsídio aos “amarelinhos” e cobra melhoria no transporte alternativo de Manaus

Prefeito afirma que repasses à categoria dependerão de regras do IMMU, renovação da frota e cumprimento de rotas.

há 58 minutos

Brasil

Aliados pressionam Michelle Bolsonaro a disputar o Senado pelo Distrito Federal

Ex-primeira-dama ainda não confirmou candidatura, mas aliados defendem que ela concorra nas eleições.

há 1 hora

Brasil

Empresa sancionada pelos EUA recebeu R$ 514 milhões de rede ligada ao Careca do INSS, aponta CPMI

Victory Trading, alvo de sanções do governo norte-americano por suposta ligação com o PCC, recebeu centenas de milhões de reais.

há 1 hora