A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Rebelião em presídio deixa ao menos 29 mortos e 19 feridos na Venezuela

Armados com granadas, os presos exigiam mais tempo para as visitas familiares.

Por Natan AMPOST

25/05/2019 às 20:14

Pelo menos 29 presos morreram e 19 policiais ficaram feridos nesta sexta-feira, 24, em um confronto numa cadeia da região central da Venezuela. O motim começou de madrugada na sede do Comando Policial de Acarigua, no Estado de Portuguesa, a cerca de 600 quilômetros de Caracas, e durou várias horas. Os detentos enfrentaram policiais do município de Páez e agentes das Forças de Ações Especiais (FAES) da Polícia Nacional Bolivariana, um corpo conhecido pela dureza de seus procedimentos.

PUBLICIDADE

No Comando Policial de Acarigua, presos de alta periculosidade convivem, amontoados, com detentos que cometeram crimes leves e aguardam sentença. As primeiras informações indicam que ali se vivia um ambiente de enorme tensão desde o Dia das Mães, semanas atrás, quando as autoridades negaram aos internos uma ampliação das visitas familiares, íntimas e pessoais durante todo o fim de semana.

A tensão entre os carcereiros e os presos aumentou até que um dos líderes do presídio foi assassinado em meio a uma discussão. Houve então um forte tiroteio entre os agentes e os detentos, que estavam armados com granadas.

As crises penitenciária e judicial têm sido o alimento perfeito para o aumento do crime, um problema social que se agravou especialmente na era de Hugo Chávez e Nicolás Maduro. Pelo menos três rebeliões importantes e maciças de presos – com um doloroso saldo de vítimas – ocorreram na Venezuela entre 2017 e 2019. No Estado de Amazonas, 39 pessoas morreram num duro enfrentamento com a Guarda Nacional, em 2017, e 69 perderam a vida em outro protesto contra as condições de reclusão na sede da Polícia Estadual de Carabobo, outra instalação que não pode ser catalogada como um presídio habitual.

Humberto Prado, do Observatório Venezuelano de Prisões, responsabilizou diretamente a ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, por “ter transformado calabouços e postos policiais em prisões”. “Até quando os presos continuarão morrendo na Venezuela nas mãos dos que têm responsabilidades de Estado?”, questionou. Varela é membro da Direção Nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e um de seus porta-vozes mais beligerantes. Sob a sua gestão, algumas cadeias venezuelanas passaram de novo para o controle estatal, já que antes eram tuteladas pelos próprios presos. Também se instalou entre eles uma rígida disciplina militar, com instrução sobre movimentação em situações de combate, uniformes e trabalho ideológico. Durante o Governo de Chávez, a crise dos presídios se agravou rapidamente, até o ponto em que muitos deles acabaram controlados pelos detentos, fortemente armados. Varela foi acusado de manter uma relação ambígua e complacente com o mundo do crime e de uma suposta amizade com alguns dos bandidos mais conhecidos do universo penitenciário venezuelano – os chamados “pranes” –, além de usá-los para formar a última linha de defesa da revolução bolivariana.

Fonte: El País

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

Número de mortos por terremotos na Venezuela sobe para 2.954, diz governo

Buscas por sobreviventes entram no 11º dia após dois tremores de magnitudes 7,2 e 7,5 atingirem o país.

há 6 minutos

Esporte

Ancelotti indica Martinelli e Danilo como opções para substituir Paquetá contra a Noruega

Técnico da Seleção Brasileira disse que escolherá o substituto conforme a necessidade defensiva e as características do adversário nas oitavas.

há 43 minutos

Brasil

Mãe de Eliza Samúdio cobra resposta sobre desaparecimento de ex-mulher do goleiro Bruno

Sônia Fátima Moura pediu investigação sobre o sumiço de Dayanne Rodrigues, de 39 anos.

há 1 hora

Amazonas

Amazonas deve ter calor acima da média e maior risco de queimadas em julho, alerta Inmet

Previsão indica chuvas escassas e temperaturas pelo menos 1°C acima do normal; cenário pode antecipar a vazante dos rios.

há 1 hora

Manaus

Pai se desespera ao ver o filho de 6 anos morrer após acidente de moto em Manaus

Criança estava na garupa da motocicleta conduzida pelo pai e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

há 2 horas