A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Venezuela reabre parte da fronteira com a Colômbia

O líder chavista ordenou o fechamento total das fronteiras terrestres com o Brasil e a Colômbia em 22 de fevereiro.

Por Natan AMPOST

08/06/2019 às 16:07

Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou hoje (8) a reabertura de parte da fronteira com a Colômbia. A medida envolve a passagem entre os dois países no estado de Táchira, no oeste da Venezuela, que estava fechada há quase quatro meses.

PUBLICIDADE

“Em exercício pleno de nossa soberania, ordenei a abertura das passagens fronteiriças do estado de Táchira com a Colômbia a partir deste sábado. Somos um povo de paz que defende firmemente nossa independência e autodeterminação”, disse Maduro no Twitter.

O líder chavista ordenou o fechamento total das fronteiras terrestres com o Brasil e a Colômbia em 22 de fevereiro. A intenção foi frustrar uma tentativa de envio de ajuda humanitária à Venezuela por terra a partir dos dois países vizinhos, programada para o dia seguinte.

A operação – comandada pelo líder oposicionista Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por dezenas de países, inclusive o Brasil – encontrou forte resistência militar e acabou fracassando.

Maduro alegou que a entrada de ajuda era apenas uma desculpa da oposição, aliada a potências estrangeiras, para invadir o país militarmente.

Desde então, o governo restringiu o tráfego de pessoas em três das quatro pontes que ligam o país à Colômbia em Táchira – a não ser por razões médicas ou educacionais.

PUBLICIDADE

A quarta ponte, a de Tienditas, nunca foi inaugurada para pedestres ou veículos.

Ingerência estrangeira
Ao longo dos últimos anos, o governo de Maduro determinou o fechamento das fronteiras terrestres e marítimas da Venezuela em várias oportunidades, alegando ingerência estrangeira e outros motivos contra a chamada revolução bolivariana.

A Venezuela compartilha fronteira com a Colômbia em outras duas regiões, nas quais as passagens de pedestres estão sendo realizadas com as mesmas restrições aplicadas em Táchira.

O fluxo migratório entre os dois países tem ocorrido por acesso ilegais, alguns deles próximos aos postos controlados pelas forças de segurança. O governo chavista afirma que 5 milhões de colombianos vivem no país.

A fronteira com o Brasil, por sua vez, foi reaberta no mês passado, bem como a rota marítima para a ilha de Aruba, que também havia sido bloqueada – as autoridades do território caribenho, no entanto, afirmaram que a fronteira continuará fechada.

A ONU informou nesta sexta-feira que, desde novembro de 2018, mais de um milhão de venezuelanos deixaram o país para fugir da grave crise econômica e humanitária. A cifra eleva para 4 milhões o número de migrantes e refugiados da Venezuela desde 2016.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Amazonas deve ter calor acima da média e maior risco de queimadas em julho, alerta Inmet

Previsão indica chuvas escassas e temperaturas pelo menos 1°C acima do normal; cenário pode antecipar a vazante dos rios.

há 11 minutos

Manaus

Pai se desespera ao ver o filho de 6 anos morrer após acidente de moto em Manaus

Criança estava na garupa da motocicleta conduzida pelo pai e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

há 34 minutos

Política

Partido Comunista é notificado pelo TRE-AM e é cobrado a prestar contas de 2025

Justiça Eleitoral notificou o diretório estadual do Partido Comunista Brasileiro no Amazonas após identificar ausência na prestação de contas.

há 38 minutos

Amazonas

Toada do Boi Garantido vira provocação da torcida brasileira antes de Brasil x Noruega

“Pode Remar”, sucesso do Festival de Parintins, ganhou versões, memes e vídeos nas redes sociais antes das oitavas de final da Copa do Mundo.

há 55 minutos

Roraima

Município de Roraima tentou burlar fiscalização de emendas Pix, aponta CGU

Auditorias da CGU apontaram indícios de falhas na rastreabilidade de recursos recebidos por Iracema e São Luiz do Anauá.

há 1 hora