A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Gilmar Mendes acusa PT de ‘cleptocracia’

Ministro do Supremo sugeriu que o partido “faça o combate à corrupção e varra a roubalheira que ele instalou no país”.

Por Hugo Guimarães

18/09/2015 às 15:08

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira que o PT deveria “combater a corrupção e varrer a roubalheira que o partido instalou no país”. Ao ser indagado se tem medo do PT, que prometeu processá-lo por seu voto durante o julgamento do STF que barrou as doações de empresas nas eleições, o ministro foi irônico: “Seria bom que eles processassem todas essas estruturas que eles montaram”

PUBLICIDADE

As declarações do ministro foram dadas após ele participar de uma mesa de debate do Grupo de Estudos Tributários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Gilmar Mendes, “na verdade o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia, isso que se instalou”.

“Isso está evidente, veja o que fizeram com a Petrobras, veja o valor da Petrobras hoje, por isso que se defende com tanta força as estatais. Não é por conta de dizer que as estatais pertencem ao povo brasileiro. Porque pertencem a eles. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Esse era o método de governança.”

O ministro citou a compra de obras de arte caríssimas, como descobriu a Lava Jato, e fez uma comparação. “Veja, não roubam para o partido, não roubam só para o partido, é o que está se revelando, roubam para comprar quadros. Isso lembra o encerramento do regime alemão quando se descobriu que os quadros do partido tinham quadros, tinham dinheiro no exterior. É o que estamos vivendo aqui.”

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Estudante de Medicina é presa após atropelar e matar idoso ao invadir casa com carro

Vitória Caroline M. S., de 29 anos, estava foragida desde o crime. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio.

há 10 minutos

Mundo

Miss Venezuela morre soterrada junto ao namorado durante terremotos que devastaram o país

Jovem desapareceu depois que o prédio onde morava desabou durante os fortes tremores que já deixaram mais de 2,2 mil mortos no país.

há 16 minutos

Brasil

Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morre aos 42 anos

Artista teve passagem marcante por bandas tradicionais do forró e morreu em Pendências, sua cidade natal, nesta quinta-feira (2).

há 24 minutos

Polícia

Mulher condenada por integrar quadrilha de assaltos é presa pela Polícia Civil em Manaus

Suspeita foi localizada na Zona Sul após descumprir as condições do regime semiaberto e voltar a ser considerada foragida da Justiça.

há 32 minutos

Brasil

Diarista é presa por dopar e assassinar casal de idosos a facadas

Segundo a Polícia Civil, Paola Stefany Neto Cirino afirmou que dopou as vítimas antes do crime e alegou ter sofrido um “surto psicótico”.

há 33 minutos