A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

Cientistas fazem paraplégico voltar a andar

Por Hugo Guimarães

24/09/2015 às 11:07

Cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine conseguiram fazer com que um homem paraplégico voltasse a caminhar por um percurso de 3,5 metros sem a ajuda de exoesqueleto ou qualquer outro tipo de mecanismo robótico.

PUBLICIDADE

O homem de 26 anos perdeu os movimentos da cintura para baixo há cinco anos, após um acidente que causou um trauma na espinha dorsal. Para fazê-lo recuperar a capacidade de andar, os cientistas rotearam seus sinais cerebrais para os joelhos, que entenderam os comandos e fizeram o resto do trabalho.

O experimento foi liderado pelo doutor An Do, segundo o The Guardian. Ele explicou que o paciente teve de usar um boné equipado com eletrodos que captavam suas ondas cerebrais e as encaminhavam para um computador por transmissão sem fio. A máquina decifrava as ondas como uma intenção de ficar em pé ou andar, então os comandos relevantes eram repassados a um microcontrole no cinto do homem que ativava os nervos responsáveis por fazer os músculos moverem as pernas.

Foi preciso um treinamento cerebral intenso para que se chegasse a esse estágio, e o paciente também teve de fazer exercícios para reconstruir os músculos. Antes da breve caminhada, ele praticou com um programa em que ele comandava um avatar.

Ele foi o primeiro a testar a interface criada na UCI, que prevê um futuro promissor para a novidade. Antes, entretanto, há um longo caminho que envolve melhorar o sistema e diminuir os controles – o boné, por exemplo, pode ser transformado em um implante para ficar escondido abaixo do crânio.

Fonte: Olhar Digital

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 2 minutos

Brasil

MP diz que júri reconheceu dolo de Monique no caso Henry antes de mudança em quesito

A Promotoria quer que Monique volte a ser julgada por homicídio doloso por omissão.

há 35 minutos

Brasil

MP-RJ recorre contra perdão judicial a Monique Medeiros e aponta interferência em júri

Segundo o promotor Fábio Vieira, houve interferência indevida da juíza Elizabeth Machado Louro durante a formulação dos quesitos apresentado.

há 56 minutos

Manaus

Rua da Copa da Compensa encanta visitantes e coloca Manaus em destaque nacional

Decoração feita com materiais recicláveis virou símbolo cultural de Manaus.

há 2 horas