A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Plano de Ação da Susam garante normalidade em unidades hospitalares após paralisação parcial de cirurgiões

O primeiro balanço da Secretaria mostra que os serviços estão funcionando dentro da normalidade para a rotina comum dessas unidades no fim de semana.

Por Hugo Guimarães

04/08/2019 às 13:17 - Atualizado em 05/08/2019 às 13:36

Redação AM POST

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) montou um plano de ação para as unidades de urgência e emergência da capital, de forma a minimizar os impactos da paralisação parcial iniciada na noite de sábado (3/8) pelos cirurgiões gerais do Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas (Icea) e, assim, garantir atendimento pleno à população. Prontos-Socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão trabalhando integrados com a Gerência de Urgência e Emergência da Susam, com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), o sistema de regulação hospitalar e a direção das unidades para remanejamento de pacientes, caso haja necessidade.

PUBLICIDADE

Em nota à imprensa, a Susam lamentou pela decisão do Icea de paralisar parcialmente os serviços, pelos riscos causados à população. “Estamos com toda a nossa força de trabalho atuando para monitorar e minimizar os impactos e evitar riscos maiores. Esperamos que tudo possa ser normalizado o mais breve possível”, disse o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

O primeiro balanço da Susam mostra que os serviços estão funcionando dentro da normalidade para a rotina comum dessas unidades no fim de semana. Não há paralisação nos prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, João Lucio Machado e Platão Araújo, na zona leste.

Também há atendimento normal no Pronto-Socorro da Zona Norte Delphina Aziz e na UPA Campos Sales, no Tarumã, zona Oeste, e UPA José Rodrigues, na Cidade Nova, zona norte. Nos prontos-socorros infantis da Zona Oeste, da Zona Leste e da Zona Sul e em todas as maternidades os serviços funcionam normalmente.

Balanço – Apenas os SPAs, onde os atendimentos de cirurgia geral são de menor complexidade, estão sem cirurgiões e os plantonistas foram remanejados pelo Icea para os prontos-socorros maiores. O 28 de Agosto e João Lucio Machado estão com seis cirurgiões no plantão deste domingo (4/8) e o Platão Araújo com nove, conforme levantou a Susam.

PUBLICIDADE

O plano de ação montado pela Susam para atender as demandas dos SPAs distribui os atendimentos nos três prontos-socorros, conforme a zona da cidade. O 28 de Agosto é referência para as demandas de casos graves do SPA da Alvorada, do São Raimundo e do Joventina Dias. Pacientes dos três SPAs, sem gravidade, mas que precisam de intervenção do cirurgião, devem ser remanejados para a UPA Campos Sales.

O Platão Araújo é referência para casos graves dos SPA Danilo Correa, Elyameme Mady e José Lins e a UPA José Rodrigues recebe os casos sem gravidade. O João Lucio Machado é referência para o SPA da Zona Sul, do Coroado e Chapot Prevost.

O Samu foi orientado pela Susam a não encaminhar pacientes para SPA e as demandas espontâneas que precisem de cirurgia geral estão sendo transferidas pelo serviço de regulação hospitalar para os prontos-socorros maiores.

A Susam está monitorando os casos de desassistência, que porventura ocorram nas unidades, em razão de falta de cirurgiões, para que sejam tomadas as providências contratuais cabíveis.

Todo e qualquer registro de desassistência será comunicada ao Ministério Público Estadual para adoção das medidas judiciais cabíveis.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Homem é encontrado morto em área de mata com sinais de violência extrema na Zona Norte de Manaus

Corpo foi localizado por moradores na zona norte de Manaus; vítima ainda não foi identificada.

há 18 segundos

Brasil

PF mira banco ligado a Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões em operação contra fraude bilionária

Operação Miragem investiga manipulação de balanços e suposta ocultação de crise financeira em instituição bancária.

há 10 minutos

Amazonas

Crianças menores de 10 anos estão proibidas de entrar nas galeras do Festival de Parintins

Justiça estabelece regras para acesso de menores ao Bumbódromo, ensaios e eventos dos bois Caprichoso e Garantido.

há 15 minutos

Esporte

Haaland marca dois, Noruega vence Senegal e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo 2026

Atacante do Manchester City lidera vitória por 3 a 2 em jogo movimentado nos Estados Unidos; noruegueses asseguram classificação antecipada

há 4 horas

Mundo

Petro denuncia suposta fraude eleitoral e pede apuração de mais de 57 mil reclamações na Colômbia

Presidente colombiano questiona integridade da pré-contagem dos votos, enquanto campanha governista aguarda resultado oficial do escrutínio

há 5 horas