Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Frente Parlamentar discute propostas para impulsionar economia dos municípios do Amazonas

O Estado possui quatro ZEEs criadas pelo governo Federal em 2012, porém até hoje as áreas precisam de regulamentação para levar desenvolvimento econômico aos municípios que as integram.

Por Hugo Guimarães

11/08/2019 às 12:11 - Atualizado em 12/08/2019 às 14:48

Redação AM POST

A Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia do Congresso Nacional realizou ontem (sexta-feira-09) sua primeira audiência pública na cidade de Manaus. O objetivo da reunião foi discutir soluções para problemas que impedem o desenvolvimento de áreas conhecidas como Zonas Ecológico-Econômicas (ZEEs).

PUBLICIDADE

O Amazonas possui quatro ZEEs criadas pelo governo Federal em 2012, porém até hoje as áreas precisam de regulamentação para levar desenvolvimento econômico aos municípios que as integram.

Divididas por regiões, as ZEEs do Amazonas representam as calhas dos rios Purus, Madeira, Baixo Amazonas e a Região Metropolitana de Manaus. Os municípios que pertentem a estas regiões deveriam receber incentivos dos governos Federal e Estadual para impulsionar suas atividades econômicas, porém as ZEEs encontram-se paralisadas, pendentes de regulamentação.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia, deputado Delegado Pablo, explica que o governo Federal anunciou recentemente que vai regulamentar as atividades das ZEEs, entre elas as que existem no Amazonas.

“Estamos próximos de destravar o funcionamento das ZEEs. Isso significa que várias atividades econômicas que estão sem receber incentivo poderão ser beneficiadas em breve”, explicou Pablo.

Na audiência pública realizada em Manaus, vários órgãos públicos como secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Floresta do Amazonas (Idam) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), entre outros, discutiram a importância da regulamentação das ZEEs.

PUBLICIDADE

O encontro teve também a participação de várias prefeituras do interior do Amazonas, que relataram suas dificuldades para desenvolver a economia dos municípios sem infringir as leis ambientais.

O vice prefeito do município de Apuí, Marcos Lise, disse que respeitar o meio ambiente é obrigação de todos os gestores, porém as prefeituras estão de mãos atadas para atrair novos investimentos.

“Hoje, uma árvore é mais importante que uma família de trabalhadores no interior do Amazonas”, criticou o vice prefeito. “Precisamos destravar o excesso de regras que impedem o desenvolvimento dos municípios e, dessa forma, levar uma vida mais digna ao homem do interior”, defendeu.

Outro problema apontado pelos participantes da reunião foi o excesso de unidades de conservação no Amazonas. Segundo o Delegado Pablo, no último dia do governo da ex presidente Dilma Roussef foram criadas várias unidades de conservação ambiental no Amazonas.

O problema, segundo Pablo, é que as unidades foram criadas sem ouvir as prefeituras e tampouco as populações que moram nas áreas. “Agora, as prefeituras pedem que estas áreas sejam revistas ou que seja aberta uma discussão com as comunidades que habitam essas áreas”, ressaltou Pablo.

O relatório com as discussões e propostas obtidas na audiência pública será encaminha na próxima semana à Presidência da República e aos ministérios do Meio Ambiente e da Infraestrutura.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Caminhonete fica com frente destruída após acidente com caminhão na AM-010

Colisão aconteceu na manhã deste domingo (5).

há 55 minutos

Polícia

Motociclista é flagrado roubando estudante e tentando invadir casa na zona leste de Manaus

Câmeras de segurança registraram duas ações em ruas do bairro Tancredo Neves em um intervalo de aproximadamente uma hora.

há 1 hora

Mundo

Número de mortos na Venezuela sobe para 2.954 após terremotos e milhares seguem desaparecidos

Governo atualizou o balanço da tragédia provocada pelos fortes tremores de 24 de junho.

há 2 horas

Brasil

Alcione perde o equilíbrio e cai no palco durante show no Maranhão; vídeo

Cantora de 78 anos recebeu ajuda da equipe, sentou-se em uma cadeira e retomou a apresentação poucos minutos após a queda.

há 2 horas

Amazonas

Eduardo Braga aparece com relógio de luxo avaliado em R$ 2,3 milhões durante agenda no interior do Amazonas

Acessório atribuído ao senador chamou atenção durante visita a Coari.

há 3 horas