A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Deputado Federal faz apelo para manter Fundação Nokia funcionando

A empresa responsabiliza a crise pela decisão.

Por Hugo Guimarães

07/10/2015 às 12:02

O deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) manifestou-se, nesta terça-feira, preocupado com a decisão da Fundação Nokia, um centro de excelência na formação de profissionais no Amazonas, de desativar novas turmas no ano que vem. Mantida pela empresa multinacional Microsoft, a fundação cancelou a seleção de novos candidatos em seus cursos de formação. Os principais prejudicados serão os jovens estudantes de Manaus.

PUBLICIDADE

Este mês, a Microsoft também anunciou que irá desistir de uma fábrica da Nokia em Manaus para a produção de videogames. A decisão foi divulgada menos de um ano após a multinacional anunciar um investimento de 52,1 milhões de dólares na construção do empreendimento.

A empresa responsabilizou a crise pelo recuo. Afirmou que havia “instabilidade no mercado brasileiro”. As dificuldades econômicas do Brasil têm sido mais profundas em minha terra, o Amazonas. Para se ter uma ideia, o Estado perdeu 25 mil empregos nos últimos 12 meses.

A maioria das vagas cortadas ocorreu na Zona Franca de Manaus, o maior polo de desenvolvimento na Região Norte. A situação é tão grave que o número de desempregados pode, em breve, chegar a 30 mil este ano.

Segundo o tucano, a crise na Zona Franca e os riscos que a Fundação Nokia corre são parte das consequências do desastre que tem sido a gestão da presidente Dilma – que fará a economia brasileira recuar 3% este ano.

“Demissões, decepções e frustrações se acumulam em todo canto. Quero me solidarizar com todos que podem ser prejudicados, em especial com os estudantes que protestaram, no último sábado, contra a decisão da Fundação de não abrir novas turmas. São futuros grandes profissionais que podem perder a chance de formação. Pedimos que a Microsoft reveja a decisão. Exigimos que a Suframa e o governo não deixem que a Fundação seja mais uma vítima da recessão aqui instalada. O futuro de tantas pessoas não pode ficar assim comprometido”, declarou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher após atrito com Flávio Bolsonaro

Ex-primeira-dama anunciou a decisão após reunião com Valdemar Costa Neto.

há 7 horas

Amazonas

Cachorro que invadiu arena do Festival de Parintins é resgatado e está disponível para adoção

‘Garamelo’, como ficou conhecido nas redes sociais, recebe tratamento veterinário e será encaminhado para adoção responsável após recuperação.

há 8 horas

Política

Prefeita Macelly Veras dá sinais de afastamento de Omar Aziz e se aproxima de Roberto Cidade

Prefeita de Maués publicou gesto de apoio ao governador nas redes sociais após críticas de aliados de Omar Aziz.

há 8 horas

Brasil

Nikolas Ferreira faz “DataPovo” e restaurante fica em silêncio ao perguntar quem apoia Lula

Deputado federal publicou vídeo gravado durante almoço, onde comparou pesquisas eleitorais com a reação espontânea de apoiadores.

há 9 horas

Amazonas

Deputado Mário César Filho participa de audiência pública em Brasília, para discutir crise no fornecimento de energia no Amazonas

Debate reuniu parlamentares, órgãos de defesa do consumidor e representantes do setor elétrico.

há 9 horas