A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Indígenas protestam contra alta dos combustíveis no Equador; 477 pessoas são presas

A organização coletiva indígena Conaie disse que as manifestações continuarão até o presidente Lenín Moreno revogar a medida da semana passada que eliminou os subsídios dos combustíveis.

Por Natan AMPOST

07/10/2019 às 14:37

Reuters

PUBLICIDADE

Manifestantes indígenas paralisaram estradas de todo o Equador e interditaram uma importante rodovia de acesso à capital nesta segunda-feira, o quinto dia de uma ação contra medidas de austeridade do governo que desencadearam os maiores tumultos em anos, o que resultou em 477 prisões.

A organização coletiva indígena Conaie disse que as manifestações continuarão até o presidente Lenín Moreno revogar a medida da semana passada que eliminou os subsídios dos combustíveis.

“Mais de 20 mil de nós estarão chegando a Quito para exigir que o governo revogue o decreto”, disse o presidente da Conaie, Jaime Vargas, em uma coletiva de imprensa, afirmando que a mobilização coincidirá com uma greve nacional programada para a quarta-feira.

Moreno, de 66 anos, que abandonou as políticas de esquerda de seu antecessor e antigo mentor Rafael Correa, disse que não tolerará a desordem nem reverterá o aumento de preço dos combustíveis, que é parte de um pacote de reformas econômicas liberais.

PUBLICIDADE

A ministra do Interior, Paula Romo, disse à Rádio Quito que as detenções subiram para 477 desde quinta-feira, a maioria por vandalismo, incluindo a destruição de uma dúzia de ambulâncias.

Movimentos de indígenas e trabalhadores voltaram a bloquear estradas nesta segunda-feira, das terras altas andinas até o litoral do Pacífico, com pedras, pneus e galhos em chamas. O acesso norte a Quito foi paralisado.

A polícia ergueu barricadas ao redor do palácio presidencial, interditando a área do centro enquanto Moreno presidia uma reunião do conselho de segurança para avaliar a crise.

O governo diz que duas dúzias de policiais foram feridos nos confrontos com manifestantes. Um homem morreu ao ser atingido por um carro e uma ambulância não conseguiu atravessar as barricadas para socorrê-lo.

Um estado de emergência está em vigor.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Gesto de Lula durante discurso sobre saúde repercute nas redes sociais; veja o vídeo

Presidente fez o gesto enquanto defendia que a população de baixa renda tenha acesso aos mesmos serviços de saúde oferecidos aos mais ricos.

há 9 minutos

Amazonas

Âmbar será acionada no Ministério Público após moradores ficarem mais de 48 horas sem energia em ramal de Presidente Figueiredo

Comunidade no Ramal da Morena, em Presidente Figueiredo, denuncia apagão prolongado.

há 31 minutos

Parintins

Toada do Garantido conquista as redes e vira trilha da torcida brasileira na Copa

Música tradicional do Boi Garantido passou a embalar vídeos de apoio à Seleção Brasileira e viralizou antes do confronto contra a Noruega.

há 37 minutos

Amazonas

Após agenda de Omar Aziz e Braga, caminhoneiro ironiza obras na BR-319: “O único lugar que o asfalto pisou foi no Instagram deles”

Vídeo gravado por um motorista após agenda dos senadores na rodovia questiona a continuidade dos serviços de pavimentação.

há 1 hora

Amazonas

Justiça mantém demissão por justa causa de trabalhador acusado de homofobia e ameaças em Manaus

Ex-funcionário teve recurso negado após ofender colegas LGBTQIA+, fazer ameaças de morte e praticar intolerância religiosa no ambiente de trabalho.

há 1 hora