Ação “Laudo Azul” leva diagnóstico de autismo a crianças no interior do Amazonas
Iniciativa em Anori oferece consultas gratuitas e reduz fila de espera por atendimento especializado

FOTO: Divulgação
Resumo:
Ação “Laudo Azul” chega a Anori e oferece atendimento gratuito para diagnóstico de autismo, ampliando acesso à saúde especializada no interior do Amazonas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Notícias do Amazonas – O deputado estadual Mário César Filho realizou, nesta quarta-feira (29), mais uma edição da ação “Laudo Azul” no município de Anori, ampliando o acesso ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para crianças da região.
Leia também: Laudo Azul: Deputado Estadual Mário César Filho leva ação de diagnóstico de autismo para crianças de Urucará
Atendimento gratuito no interior
A iniciativa ofereceu consultas gratuitas com especialista para dezenas de crianças com suspeita de autismo. Muitas delas aguardavam há meses — e em alguns casos anos — por atendimento especializado.
Segundo o parlamentar, levar esse tipo de serviço ao interior é essencial para reduzir desigualdades no acesso à saúde. “Cada família atendida carrega uma história de espera, luta e esperança”, afirmou.

FOTO: Divulgação
Expansão da ação no Amazonas
A ação “Laudo Azul” já passou por outros municípios do estado, como Borba, Barcelos e Urucará, consolidando-se como uma das principais iniciativas voltadas ao atendimento de famílias atípicas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
De acordo com dados da organização, mais de mil crianças já foram atendidas em diferentes regiões do Amazonas.
Fila de espera ainda é grande
Apesar dos avanços, a demanda segue alta. Atualmente, mais de 7 mil crianças aguardam por atendimento na fila de espera.
O cadastro para participação pode ser realizado por meio de contato telefônico disponibilizado pela organização da ação.

Importância do diagnóstico
O laudo médico é fundamental para garantir direitos às pessoas com TEA, como acesso a serviços de saúde, educação inclusiva e prioridade em atendimentos.
O documento também permite a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), prevista em legislação estadual, além de possibilitar acesso a serviços especializados, como unidades voltadas ao atendimento infantil.
A iniciativa reforça a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à inclusão e ao atendimento de pessoas com autismo, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





