Notícias do Amazonas – Com o tema “Delas pra elas: não à misoginia”, o movimento internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres busca evidenciar a luta contra a violência feminina. No Amazonas, as ações estaduais de mobilização e conscientização são conduzidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e ocorrem de 24 de novembro a 10 de dezembro.
Cerca de 150 pessoas participaram da ação, que contou com espetáculo teatral “Eu Conto”, retratando a história de mulheres amazônidas vítimas de violência. Houve também uma roda de conversa para que os participantes pudessem identificar os tipos de agressão e compartilhar experiências.
PUBLICIDADE
A abertura aconteceu nesta sexta-feira (24), na quadra poliesportiva do bairro Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. A iniciativa foi promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e contou com a participação de órgãos estaduais e municipais da capital.
Estiveram presentes na atividade a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc).
A coordenadora da UNFPA, Débora Rodrigues, explica que a ação é importante para que os olhares da sociedade sejam voltados para a causa da luta contra a violência de mulheres.
PUBLICIDADE
“Hoje é abertura da campanha e essa atividade é realizada para chamar a atenção das pessoas para essa questão muito importante, que é a prevenção e enfrentamento de violências contra mulheres e outros comportamentos e práticas nocivas”, enfatiza a coordenadora.
Redação AM POST*