Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas adota suspensão temporária da vacina contra a dengue do Laboratório Butantan

Medida preventiva segue determinação do Ministério da Saúde após investigação de eventos adversos registrados no país.

Por Natan AMPOST

08/06/2026 às 18:07 - Atualizado em 08/06/2026 às 21:30

Resumo

O Amazonas suspendeu temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan após orientação do Ministério da Saúde. A decisão ocorre enquanto autoridades sanitárias investigam notificações de eventos adversos graves registrados no Brasil. No estado, mais de 5,7 mil doses já foram aplicadas sem registro de mortes relacionadas ao imunizante.

Notícias do Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A medida acompanha a determinação do Ministério da Saúde e foi adotada de forma preventiva após avaliação conjunta das autoridades sanitárias federais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a FVS-RCP, a interrupção da vacinação ocorre enquanto são aprofundadas as investigações sobre eventos adversos registrados após a aplicação do imunizante em diferentes regiões do país. A suspensão não representa uma perda de confiança na eficácia da vacina, mas faz parte dos protocolos de segurança adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE

Casos em investigação motivaram suspensão

A decisão foi tomada após a notificação de 42 casos considerados sinais de alerta em pessoas vacinadas. Entre os sintomas relatados estão dor abdominal intensa, episódios persistentes de vômito e sangramentos.

Dos registros analisados pelas autoridades de saúde, três foram classificados como graves. Entre eles estão dois óbitos que seguem sob investigação para determinar se existe relação direta com a aplicação da vacina.

Os casos foram identificados por meio do sistema de farmacovigilância, ferramenta utilizada rotineiramente para monitorar a segurança de vacinas e medicamentos distribuídos na rede pública de saúde.

Amazonas aplicou mais de 5 mil doses

No Amazonas, a vacina vinha sendo ofertada prioritariamente para profissionais da Atenção Primária à Saúde. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o estado recebeu 25.580 doses do imunizante e já aplicou 5.780 delas.

Apesar das notificações registradas nacionalmente, a dirigente destacou que não houve mortes relacionadas à vacina no estado.

“Das 25.580 doses recebidas pelo estado, 5.780 já foram aplicadas e houve a notificação de 84 eventos supostamente atribuídos à vacinação ou imunização (Esavi), sem nenhum óbito relacionado ao imunizante”, informou Tatyana Amorim.

A presidente da fundação ressaltou que a suspensão temporária demonstra o compromisso das autoridades sanitárias com a segurança da população e com o acompanhamento rigoroso de todos os imunizantes utilizados no SUS.

PUBLICIDADE

Monitoramento continuará durante suspensão

Mesmo com a interrupção da vacinação, a vigilância dos vacinados seguirá normalmente. A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, explicou que o estado iniciará um acompanhamento mais próximo das pessoas que receberam a vacina recentemente.

Segundo ela, aproximadamente 916 pessoas que foram imunizadas nos últimos 21 dias serão monitoradas pelas coordenações municipais de imunização.

Leia mais: Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após registro de casos graves

“O acompanhamento é fundamental para identificar qualquer possível evento adverso e garantir assistência adequada às pessoas vacinadas”, destacou.

A estratégia busca ampliar a coleta de informações que possam auxiliar as investigações conduzidas pelos órgãos de saúde.

Vacinação continua sendo ferramenta essencial

A FVS-RCP reforçou que a suspensão temporária não altera a importância das vacinas no combate às doenças infecciosas. Segundo a fundação, os imunizantes continuam sendo uma das medidas mais eficazes para prevenir complicações e reduzir mortes causadas por enfermidades transmissíveis.

As autoridades de saúde destacam que a interrupção temporária da Butantan-DV demonstra justamente o funcionamento dos mecanismos de controle e monitoramento existentes no SUS. A retomada da vacinação dependerá da conclusão das análises conduzidas pelo Ministério da Saúde, Anvisa e demais órgãos responsáveis pela investigação dos casos registrados no país.

Enquanto isso, a orientação é que pessoas vacinadas recentemente procurem atendimento médico caso apresentem sintomas incomuns ou sinais considerados de alerta após a imunização.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que operação da PF contra Jair Bolsonaro buscou criar “cortina de fumaça”

Senador afirmou que ação de busca e apreensão teria tentado dividir o noticiário durante compromissos dele nos Estados Unidos.

há 18 minutos

Manaus

Guto Galamba ensina no DSX 2026 como transformar conhecimento em negócio lucrativo em Manaus

Professor, empresário e palestrante participa do evento nos dias 23 e 24 de julho, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

há 47 minutos

Eleições 2026

David Almeida reúne multidão em primeiro ato de pré-campanha na zona Leste de Manaus

Pré-candidato pelo Avante realizou o primeiro ato de rua em Manaus e defendeu levar ao interior do estado resultados que atribui à gestão.

há 59 minutos

Política

Após STF afirmar que seus xingamentos extrapolam a liberdade de expressão, Salazar volta a atacar adversários

Ministro do STF afirmou que linguagem ofensiva não está protegida pela liberdade de expressão.

há 1 hora

Brasil

Justiça manda soltar sancionados pelos EUA em investigação sobre suposta ligação com PCC

Decisão da Justiça Federal revogou a prisão de sete investigados da Operação Exchange; outros seis tiveram prisão preventiva decretada.

há 1 hora