Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas amplia faixa etária para vacina contra dengue em 12 municípios

A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e a operacionalização da ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios.

  • Por AM POST

  • 22/06/2024 às 08:30

  • Atualizado em 21/06/2024 às 21:14

  • Leitura em dois minutos

Com a finalidade de evitar a perda de doses de vacinas contra dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recomenda, a partir desta sexta-feira (21/06), que as vacinas, com validade até com vencimento em 30 de junho e 31 de julho de 2024, sejam aplicadas na faixa etária de 04 a 59 anos de idade. As orientações técnicas relativas à Campanha de Vacinação Contra a Dengue em 2024 podem ser acessadas https://abre.ai/j4wp.

A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e a operacionalização da ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. A orientação está direcionada para as seguintes cidades: Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

PUBLICIDADE

A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o Governo do Amazonas está atento à questão da imunização, para garantir que todos tenham acesso ao serviço, que não haja desperdícios e que, cada vez mais, cresça o índice de pessoas que buscam a prevenção, através da vacinação.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que a estratégia é uma medida temporária aplicável apenas às vacinas com prazo de validade próxima nas cidades que dispõem deste insumo.

“Quem receber a primeira dose precisa completar o esquema vacinal de duas doses. Ao decidir pela ampliação, as secretarias municipais de saúde devem observar a estratégia a partir da disponibilidade das doses em estoque”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

PUBLICIDADE

A vacinação contra a dengue é uma estratégia complementar de prevenção à doença que ocorre durante todo ano. A FVS-RCP acrescenta que a estratégia mais eficaz de prevenção à dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é a eliminação de criadouros, incluindo evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

- Nay Potarcio

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank