Amazonas avança com negociações para implantação do Parque Tecnológico da UEA
Vice-governador Tadeu de Souza debate projeto que poderá formar mão de obra e atrair novas indústrias de CT&I para o Amazonas.

Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria
Notícias do Amazonas – Impulsionar a criação de novos empreendimentos e mercados no Amazonas a partir da colaboração entre academia, empresas e poder público. Este é o principal propósito da criação do Parque Tecnológico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), planejado para ser erguido no complexo da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), situado no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
PUBLICIDADE
O vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, avançou, na quarta-feira (22/11), nas discussões sobre a viabilidade do projeto durante uma reunião em seu gabinete com o diretor da EST/UEA, Jucimar Maia Júnior, e o coordenador da Academia Callidus, projeto ativo na unidade, Ricardo Barboza, representando o reitor da instituição, André Zogahib.
Baseado na Lei de Inovação Tecnológica, o Parque Tecnológico da UEA foi concebido para impulsionar as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com foco nos setores de jogos eletrônicos e semicondutores (matéria-prima para chips). Na prática, a ideia é que o novo local abrigue incubadoras, promova o surgimento de novas empresas de base tecnológica competitivas e incentive a transferência de tecnologias.
Para o vice-governador, a iniciativa é promissora e pode fortalecer a Zona Franca de Manaus (ZFM) ao formar profissionais qualificados para atrair novas indústrias, como no mercado de semicondutores. Tadeu de Souza destaca que atualmente há uma tendência global de descentralização da produção desses componentes eletrônicos.
“O Parque Tecnológico seria um ambiente de multilateralidade envolvendo indústria, governo, agentes econômicos e a pesquisa das universidades, para explorarmos ao máximo o potencial que o Amazonas tem na indústria. Mais que nunca, empoderar e transformar esse ambiente de inovação e tecnologia é uma das prioridades do Governo Wilson Lima”, declarou o vice-governador.
PUBLICIDADE
Tríplice Hélice da Inovação
O diretor da EST/UEA explicou que o Parque Tecnológico será alicerçado no conceito conhecido como Tríplice Hélice da Inovação, um modelo de parceria entre três pilares fundamentais: universidade, empresa e governo. Segundo ele, essa abordagem tem se mostrado eficaz no fomento ao desenvolvimento econômico e social nas cidades brasileiras que já contam com empreendimentos desse tipo.
“A UEA quer se consolidar como parte desse ambiente de inovação. O reitor André Zogahib está muito interessado em fazer inovação, em que a gente consiga colaborar e entregar para a sociedade tudo aquilo que a UEA faz de melhor”, disse Jucimar Maia Júnior. “Com certeza, será um sucesso com a ajuda do Governo do Estado”, completou o professor Ricardo Barboza.

Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria
Redação AM POST
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





