A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas conquista prêmio nacional e Wilson Lima celebra potencial do gás natural

Reconhecimento reforça importância do Estado na agenda da transição energética.

Por Hugo Guimarães

23/09/2025 às 10:35 - Atualizado em 23/09/2025 às 10:36

Amazonas conquista premio nacional e Wilson Lima celebra potencial do gas natural

Foto: Diego Peres/Secom

Notícias do Amazonas – Durante o reconhecimento do Amazonas pelo prêmio concedido ao projeto “Gás Natural do Amazonas como Indutor do Desenvolvimento Socioeconômico”, o governador Wilson Lima destacou a defesa do aproveitamento do gás natural e da mineração como vetores para o desenvolvimento econômico e a transição energética. A premiação foi entregue durante a abertura do Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), na noite de segunda-feira (22/09) em Brasília, que reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor de todos os estados brasileiros.

O governador ressaltou que, apesar das dificuldades, o Amazonas conseguiu avançar com projetos estruturantes. “O gás natural e a mineração são importantes para o desenvolvimento econômico da nossa população, para a segurança alimentar do planeta e são fundamentais para a transição energética”, afirmou.

PUBLICIDADE

Durante o evento, Wilson Lima também reforçou a necessidade de conciliar preservação ambiental e benefícios sociais. “Não faz sentido nenhum preciosismo em relação ao meio ambiente, se você não preservar o mais importante: o cidadão, que necessita que essa riqueza seja transformada em benefício para ele e sua comunidade. Coloco o Amazonas à disposição para que a gente possa enriquecer essas discussões”, disse.

O secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, ressaltou o papel do Estado no debate nacional. “Este reconhecimento mostra que o Amazonas não apenas acompanha, mas também lidera as iniciativas que colocam a energia como motor do desenvolvimento sustentável. Estamos comprometidos em transformar nossas potencialidades em benefícios concretos para a população”, declarou.

Além de integrar a programação do CBME, o secretário também participou das atividades do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia, do qual é presidente. O fórum, que reuniu mais de 15 secretários estaduais teve encontro com o senador relator da Lei do Gás, senador Laércio Oliveira (PP-SE), para discutir questões relacionadas ao preço do insumo no país.

Premiação

A premiação simboliza o avanço conquistado pelo Amazonas desde a quebra do monopólio do gás, em 2021, que permitiu maior competitividade e investimentos privados no setor. O destaque atual é o Complexo do Azulão, em Silves, considerado a maior reserva em terra (onshore) de gás natural do Brasil, com até 100 bilhões de metros cúbicos (m³). O empreendimento já recebeu R$ 5,8 bilhões em investimentos privados, gerou mais de 5 mil empregos e produz atualmente 480 milhões de m³ por mês, o que representa cerca de 9,3% da produção nacional.

PUBLICIDADE

O gás do Azulão também viabilizou a construção da primeira usina a gás natural do Norte do país, em Manaus, fruto de parceria com a Super Terminais. O empreendimento vai atender operações portuárias, reduzindo custos logísticos e emissões, com utilização do gás do interior do Estado.

Outro avanço estratégico é a integração energética entre Manaus e Boa Vista, que permitirá o envio da energia do Azulão para Roraima e sua conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha de transmissão de 500 quilovolt (kV), com 724 quilômetros de extensão e três subestações, vai pôr fim à dependência do diesel em Roraima, eliminando o tráfego diário de 120 caminhões-tanque. A partir de 2026, o Amazonas se tornará exportador de energia.

Além do gás, o Estado também tem investido em fontes renováveis, como a energia solar, que registrou crescimento de 528% entre 2021 e 2024. Atualmente, 48 municípios já contam com sistemas conectados, com R$ 250 milhões investidos até 2024, e outros R$ 200 milhões projetados para 2025, principalmente no interior.

Congresso

A abertura do congresso contou com a presença de autoridades nacionais e representantes do setor, como Marcelo Gomes, diretor do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME); Daniel Maia Vieira, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Carlos Quintela, diretor da FGV Energia; Mauro Souza, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM); Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Márcio Félix, chairman do CBME; e Lino Cançado, presidente da Eneva.

O CBME 2025, realizado na segunda-feira e nesta terça-feira (22 e 23/09), em Brasília, reúne autoridades, especialistas e representantes de todos os estados brasileiros. Entre os temas debatidos estão as novas fronteiras do petróleo e gás, os caminhos da transição energética, os minerais críticos e a mineração como vetor de desenvolvimento socioeconômico.

Leia mais: Wilson Lima anuncia modernização da rodovia AM-240 e reinaugura Centro de Tecnologia Pesqueira em Presidente Figueiredo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Prefeitura intensifica operação “Centro Mais Seguro” em Manaus com ordenamento urbano, assistência social e mobilidade

Ação integrada mobiliza cerca de 300 servidores e 11 secretarias no Centro de Manaus para reforçar limpeza e fiscalização.

há 6 minutos

Amazonas

Caprichoso resgata palco praticável após quase 20 anos para destacar itens no Festival de Parintins

Estrutura voltou a ser utilizada durante ensaio técnico e foi criada para ampliar a visibilidade.

há 10 minutos

Amazonas

ICMS do diesel: Sindarma pede redução para enfrentar impactos da seca no Amazonas

Entidade que representa empresas de navegação fluvial alerta para risco de aumento de custos logísticos durante o período de estiagem.

há 19 minutos

Amazonas

Festival de Parintins muda regulamento e retira punição para itens que não se apresentarem às galeras

Alteração foi assinada na véspera da primeira noite do festival e elimina a perda de pontos para itens individuais.

há 28 minutos

Amazonas

Loja da Rommanel em Manaus é condenada por discriminar funcionária umbandista

Justiça do Trabalho reconheceu discriminação religiosa contra ex-vendedora e condenou a empresa a pagar indenização.

há 51 minutos