Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas cria mais de 82 mil empregos formais em quase três anos e amplia estoque de vagas, aponta Novo Caged

Somente em novembro do ano passado, o saldo foi de 3.802 novas vagas, reforçando a tendência de crescimento do mercado formal no estado.

Por Jonas Souza

07/01/2026 às 20:16

Notícias do Amazonas  – O Amazonas registrou a criação de 82,7 mil empregos com carteira assinada entre janeiro de 2023 e novembro de 2025, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o desempenho positivo, o estado elevou o estoque de vínculos formais de 495.499, ao fim de 2022, para 578.208 postos de trabalho em novembro de 2025.

PUBLICIDADE

Leia mais: Manaus passa a ofertar implante contraceptivo subdérmico na rede municipal

Somente em novembro do ano passado, o saldo foi de 3.802 novas vagas, reforçando a tendência de crescimento do mercado formal no estado. O resultado acompanha o cenário nacional, que ultrapassou a marca de 5 milhões de empregos formais gerados desde o início de 2023.

No acumulado do período, todos os grandes setores da economia amazonense apresentaram saldo positivo. O setor de Serviços foi o principal motor da geração de empregos, com a abertura de 34.605 vagas. Na sequência aparecem a Indústria, com 21.635 novos postos, o Comércio, com 19.659 vínculos formais, e a Construção, que criou 6.736 empregos. A Agropecuária também fechou o período no positivo, com 78 vagas formais.

Manaus concentra maioria das vagas

A capital Manaus respondeu pela maior parte das contratações, com saldo de 76.957 empregos formais entre 2023 e 2025. Outros municípios também se destacaram, como Iranduba, que criou 2.386 vagas, e Manacapuru, com 1.077 novos postos de trabalho no período.

Jovens e trabalhadores com ensino médio são maioria

O levantamento mostra que os homens ocuparam a maior parte das vagas criadas, somando 51.654 empregos, enquanto as mulheres preencheram 31.055 postos. Em relação à faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos foram os mais beneficiados, com 59.828 vagas formais.

PUBLICIDADE

Quanto ao nível de escolaridade, a maioria das contratações ocorreu entre trabalhadores com ensino médio completo, que responderam por 75.058 vínculos gerados no estado.

No cenário nacional, o Brasil criou 5.028.124 empregos formais entre janeiro de 2023 e novembro de 2025. Apenas em novembro, o saldo foi positivo em 85.864 vagas, resultado de quase 2 milhões de admissões. Com isso, o país alcançou 49,09 milhões de vínculos formais ativos, o maior número da série histórica do Novo Caged.

Em 2025, até novembro, o saldo nacional chegou a 1,89 milhão de empregos, com destaque para os setores de Serviços, Comércio, Indústria, Construção e Agropecuária, todos com resultados positivos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro cita Lula ao STF para pedir derrubada de restrições impostas por Moraes

Defesa do ex-presidente afirma que medidas determinadas por Moraes extrapolam os limites legais.

há 2 minutos

Política

Grupo liderado por Omar Aziz diz contar com apoio de 47 prefeitos no Amazonas

Movimento afirma ter ampliado sua base de apoio após novas filiações ao PSD e ao MDB.

há 4 minutos

Manaus

Caminhão tomba e motorista fica preso na cabine na Zona Norte de Manaus

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (24), na Travessa Venezuela, no bairro Colônia Terra Nova.

há 6 minutos

Brasil

PP comunica a Lula que federação com União Brasil ficará neutra na eleição presidencial de 2026

Informação foi repassada pelo líder do PP na Câmara, Dr. Luizinho, durante reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada.

há 19 minutos

Polícia

Mulher suspeita de envolvimento na morte de policial é presa em condomínio na Ponta Negra

Mayara Silva da Silva foi localizada na noite desta sexta-feira (24), em Manaus, e está sendo conduzida para a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

há 34 minutos