Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas inicia aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes, a partir desta terça-feira (31)

Dose de reforço foi recomendada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (27).

Por Hugo Guimarães

31/05/2022 às 07:20

Redação AM POST

O Amazonas tem 226.564 mil adolescentes, com idade entre 12 a 17 anos, aptos para receber a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. A dose foi recomendada pelo Ministério da Saúde e está disponível, a partir desta terça-feira (31/05), nas unidades básicas de saúde coordenadas pelas secretarias municipais de saúde.

PUBLICIDADE

A nota informativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgada nesta segunda-feira (30/05) está disponível na íntegra www.fvs.am.gov.br.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de os adolescentes manterem o esquema vacinal atualizado contra a Covid-19, incluindo a dose de reforço. “É um grupo importante, são os adolescentes que receberam a segunda dose há quatro meses e estão aptos para tomar o reforço”, ressalta Tatyana.

“A vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta de controle da disseminação do vírus no estado, visando a proteção individual e coletiva. A dose de reforço deve ser preferencialmente com vacina Pfizer, podendo ser utilizada também com o imunizante da CoronaVac. Adolescentes grávidas e puérperas devem tomar reforço com Pfizer”, salienta a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento.

Quem deve se vacinar contra a Covid-19 no Amazonas.

1ª Dose: Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o esquema vacinal. É obrigatório que o menor de idade esteja acompanhado por um responsável maior de 18 anos.

2ª Dose: Quem tomou a 1ª da vacina e já se encontra no prazo da 2ª dose:

PUBLICIDADE

AstraZeneca (28 dias), Coronavac (28 dias), Pfizer (21 dias) e Janssen (2 meses).

3ª Dose: Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há dois meses ou mais;

Pessoas a partir de 12 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais;
Pessoas a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais;
Imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais;

4ª Dose: Imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais;
Pessoas a partir de 50 anos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais;

Trabalhadores da saúde que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais;

Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

* Com informações da assessoria de imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Marco Aurélio Choy promete “gabinete de portas abertas” após ser escolhido para desembargador do TJAM

Após ser escolhido pelo governador, advogado afirmou que pretende ser “voz da advocacia” e manter um “gabinete de portas abertas” no TJAM.

há 7 horas

Manaus

Em reunião com apoiadores, Dra. Shádia relembra atuação na saúde durante gestão de David Almeida

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida destacou os 17 anos de atuação como médica do SUS e o período em que participou da gestão municipal de saúde.

há 7 horas

Manaus

Polícia identifica três suspeitos de agredir mãe de criança autista em shopping de Manaus

Imagens e depoimentos de monitoras são analisados pela investigação.

há 8 horas

Quinto Constitucional

Governador Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Advogado foi escolhido pelo governador após integrar lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 8 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 8 horas