- Foto: divulgação
Notícias do Amazonas – O Amazonas alcançou a maior redução percentual de feminicídios no Brasil entre janeiro e abril de 2025. Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) revelam que o estado reduziu em 70% o número de casos, percentual muito superior à média nacional de 2,44% e à redução registrada na Região Norte, de 12,77% no mesmo período.
Leia mais: Homem assassinado por pistoleiro em Manaus era inocente e trabalhador, diz polícia
PUBLICIDADE
Além da queda expressiva, o Amazonas mantém-se como a unidade da federação com o menor número absoluto e a menor taxa de feminicídios do país em 2024 e 2025.
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o resultado é fruto da atuação integrada da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), do Núcleo de Combate ao Feminicídio (NFC) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O trabalho conjunto resultou na prisão de todos os autores desses crimes no estado.
A delegada Marília Campello, coordenadora do NFC, destacou que o núcleo, criado em 2020, permitiu maior agilidade nas investigações de feminicídios, especialmente em Manaus. “Em cinco anos, registramos 57 casos de feminicídio na capital. Somente em 2025, até o momento, tivemos dois casos, com todos os autores presos e à disposição da Justiça”, afirmou.
PUBLICIDADE
A prevenção também tem papel fundamental no combate à violência contra a mulher. De acordo com a major Priscila Alencar, comandante do Ronda Maria da Penha da PMAM, a unidade atendeu cerca de 6 mil mulheres nos últimos seis anos, oferecendo suporte e proteção. “Trabalhamos de forma especializada, com ações preventivas e apoio a mulheres em situação de violência doméstica. Nosso objetivo é ajudá-las a romper o ciclo de abuso”, disse.
O avanço no enfrentamento aos feminicídios também conta com o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Amazonas, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com órgãos estaduais, municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa. O plano estabelece diretrizes e metas integradas para combater e erradicar a violência de gênero no estado.