Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas monta grupo para ampliar número de famílias beneficiadas pelo Prosamim

Serão 1.405 famílias, aproximadamente 5 mil pessoas que vivem em áreas de risco de Manaus.

  • Por AM POST

  • 02/08/2019 às 11:17

  • Atualizado em 02/08/2019 às 16:31

  • Leitura em três minutos

Redação AM POST

O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para ampliar o número de famílias a serem alcançadas por quatro metas complementares do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que está na terceira fase e em estágio de conclusão. Serão 1.405 famílias, aproximadamente 5 mil pessoas que vivem em áreas de risco de Manaus.

PUBLICIDADE

Um grupo com 11 assistentes sociais, três técnicos jurídicos (da Defensoria do Estado – DPE) e dois engenheiros avaliadores fará o processo de reassentamento dessas famílias. Elas estão vivendo na cabeceira do igarapé de Manaus, igarapés do Mestre Chico, Quarenta, do São Raimundo, além do Prosamim em trecho da rua Leonardo Malcher à Parintins e da rua Silves à Maués.

A medida, explica o vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, foi fruto da segunda reunião realizada para debater ideias voltadas à construção de uma política habitacional e de regularização fundiária para o Estado. ‘’Esse momento é mais que propício, quando elaboramos o Plano Plurianual (PPA). Para tanto, estamos fazendo as discussões da forma mais ampla possível’’.

Participam das discussões as secretarias de Estado de Infraestrutura (Seinfra), de Assistência Social (Seas), de Política Fundiária (SPF), de Habitação (Suhab), além das Defensorias Públicas do Estado (DPE) e da União (DPU). No primeiro encontro, na semana passada, também na Sede do Governo, teve presença de representante da área de habitação da Prefeitura de Manaus.

PUBLICIDADE

Iniciado em 2006, o Prosamim possibilitou o Estado reassentar 16.005 famílias, o equivalente a 80 mil pessoas que viviam em margens de igarapés. A previsão da equipe técnica da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Infraestrutura, é que esse universo chegue a 17.783 famílias ao término da terceira fase do Programa.

Novas entregas – No próximo mês, o Governo do Amazonas concluirá o ProsaiMaués, programa semelhante ao Prosamim. Com a requalificação das margens de duas lagoas que cortam a cidade, antes ocupadas por dezenas de famílias, o Programa possibilitará que a cidade saia de 0% para 45% o índice de esgotamento sanitário, indicador que será um dos maiores da região Norte.

PUBLICIDADE

Em outubro, o Governo inaugurará, em Manaus, a ligação viária entre as ruas Luiz Antony e Kako Caminha. A obra possibilitará uma nova via de acesso ao centro de Manaus. Nessa mesma região, mais um parque do Prosamim será inaugurado, o Castelhana. Nos próximos meses, o Estado dará início à revitalização dos sete parques do Programa.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

- Anne Alvarez

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank