Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas orienta vacinação contra dengue para profissionais da Atenção Primária do SUS

Estratégia segue orientações do Ministério da Saúde e utiliza imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan.

Por Jonas Souza

16/03/2026 às 13:40 - Atualizado em 16/03/2026 às 19:00

Resumo

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orientou municípios do estado a iniciar a vacinação contra dengue para trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida busca proteger profissionais que atuam diretamente com a população durante o período de maior circulação da doença no Amazonas.

Notícias do Amazonas  – Diante do aumento da circulação da dengue no estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforçou, nesta segunda-feira (16), orientações técnicas para a vacinação contra a doença voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE

Leia mais: Detran-AM abre visitação para primeiro leilão de veículos de 2026 com quase 300 lotes em Manaus

PUBLICIDADE

A estratégia segue diretrizes do Ministério da Saúde e utiliza a vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. As orientações completas podem ser consultadas no site institucional da fundação.

Neste primeiro momento, a vacinação será destinada aos trabalhadores que atuam diretamente na rede básica de saúde. O público inclui agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais e trabalhadores de apoio das unidades de saúde.

PUBLICIDADE

Proteção para quem atua na linha de frente

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a medida busca proteger os profissionais que mantêm contato direto com a população e participam do enfrentamento às arboviroses.

Segundo ela, o imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue e contribui para ampliar a segurança dos trabalhadores da saúde.

“É importante lembrar que a vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue. Ao priorizar os profissionais da Atenção Primária, ampliamos a proteção de quem atua diretamente no cuidado com a população e no enfrentamento das arboviroses”, afirmou.

Organização da vacinação nos municípios

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, os municípios receberam orientações para implementar a vacinação de forma gradual e organizada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A recomendação é que cada localidade planeje a estratégia de acordo com sua realidade, respeitando as normas técnicas relacionadas ao armazenamento, transporte e registro das doses aplicadas.

“Estamos orientando os municípios para que a vacinação ocorra de forma planejada, em etapas, respeitando as recomendações técnicas”, explicou.

Regras para aplicação da vacina

A coordenadora da Gerência Estadual de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, ressaltou que o documento também reúne orientações detalhadas sobre o manejo do imunizante.

PUBLICIDADE

Entre as recomendações estão o armazenamento da vacina em temperatura entre 2 °C e 8 °C, a rastreabilidade dos lotes e o registro das doses aplicadas nos sistemas do Programa Nacional de Imunizações e no e-SUS APS.

Segundo ela, as orientações também incluem informações sobre indicações, contraindicações e precauções necessárias durante a aplicação.

Mesmo com a vacinação, autoridades de saúde reforçam que o combate ao mosquito transmissor da dengue continua sendo fundamental para evitar novos casos.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode provocar sintomas como febre alta, dores no corpo e mal-estar. Em situações mais graves, a infecção pode evoluir para complicações que exigem hospitalização.

Por isso, especialistas recomendam eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Polo Industrial de Manaus registra faturamento de R$ 99,6 bilhões

Dados da Suframa mostram crescimento da atividade industrial, com destaque para os setores de Duas Rodas, Informática e Eletroeletrônicos entre janeiro e maio de 2026.

há 23 minutos

Brasil

Banco Master repassou R$ 357 milhões em créditos para fundo ligado ao PCC

Fundo Astralo 95 é alvo da Operação Carbono Oculto, que apura suspeitas de lavagem de dinheiro, fraudes e ocultação de recursos ilícitos no setor de combustíveis.

há 56 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro enfrenta impasse para definir vice às vésperas da convenção do PL

Negociações com partidos aliados perderam força, e legenda avalia lançar chapa formada apenas por integrantes do próprio PL.

há 1 hora

Manaus

Sócio de empresa que vazou gás estireno em Manaus foi suplente de Eduardo Braga no Senado

Lírio Albino Parisotto, fundador da Videolar e um dos empresários mais ricos do Brasil, integra o quadro societário da Videolar Innova, empresa responsável pela unidade onde ocorreu o vazamento químico no Distrito Industrial.

há 2 horas

Brasil

Moraes endurece prisão domiciliar de Bolsonaro e proíbe visitas políticas até as eleições

Ministro do STF amplia restrições após divulgação de carta nas redes sociais e mantém veto a visitas de Flávio Bolsonaro.

há 2 horas