Amazonas

Amazonas recebe doação mais de 300 mil absorventes para campanha de combate à Pobreza Menstrual

Material será distribuído em escolas da rede estadual da capital e interior.


Redação AM POST

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), foi contemplado com a doação de 300.096 absorventes higiênicos através da campanha nacional Always #MeninaAjudaMenina. O material chegou a Manaus e será distribuído gratuitamente para estudantes em situação de pobreza e extrema pobreza nas escolas da rede estadual em Manaus e no interior do estado.

Continua depois da Publicidade

Os itens foram entregues à Seas na tarde desta segunda-feira (21/02), no galpão da Latam Airlines, parceira da campanha através do programa Avião Solidário.

Para a secretária da Seas, Alessandra Campêlo, a iniciativa vem de encontro às ações do Governo do Estado para o combate à pobreza menstrual.

“Esses absorventes serão distribuídos em escolas públicas estaduais em Manaus e no interior. Além dessa doação, o Governo também está trabalhando na aquisição de uma quantidade grande de absorventes que vai atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza que não têm, hoje, como ter uma higiene menstrual adequada. Isso mostra a sensibilidade do governador Wilson Lima com a necessidade das mulheres”, ressaltou a secretária.

Continua depois da Publicidade

Segundo o diretor da Procter & Gamble (P&G) em Manaus, Adriano Maturino, a doação dos itens é resultado de uma pesquisa que aponta a pobreza menstrual como um problema social que afeta jovens e adolescentes em todo país.

“Essa campanha vem de um estudo que foi feito pela P&G em 2020, onde a cada quatro meninas a gente detectou que uma delas está sofrendo com a pobreza menstrual, perdendo autoconfiança, perdendo aulas na escola, ou seja, esse trabalho não é só para ajudar as meninas mas também ajudar a própria Educação do nosso país”, afirmou o diretor.

Continua depois da Publicidade

Programa inédito é lei no AM
A doação dos 300 mil absorventes pela Always marca o início da implantação do programa Dignidade Menstrual no estado do Amazonas. Essa iniciativa inédita foi lançada pelo governador Wilson Lima e pela secretária Alessandra Campêlo no final do ano passado.

A Pobreza Menstrual, em síntese, é a falta de acesso a itens básicos de higiene no período menstrual, uma realidade que impacta a vida de muitas mulheres brasileiras. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma em cada dez meninas falta à escola durante a menstruação.

Continua depois da Publicidade

Entregas e licitação
A primeira etapa do programa Dignidade Menstrual, do Governo do Amazonas, começará com a distribuição dos itens enviados pela Always #MeninaAjudaMenina nas escolas estaduais.

Ao mesmo tempo, o governo está finalizando o processo de licitação para aquisição dos absorventes que vão atender as alunas da rede pública estadual no restante do ano.