A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas registra mais de 12 mil casos suspeitos de arboviroses em 2025

Entre 1º de janeiro e 3 de julho de 2025, o Amazonas contabilizou 12.463 casos suspeitos de arboviroses.

Por Beatriz Silveira

03/07/2025 às 16:44 - Atualizado em 05/08/2025 às 14:43

Notícias do Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgou nesta quinta-feira (3/7) o novo Informe Epidemiológico das Arboviroses, com dados atualizados sobre doenças como dengue, zika, chikungunya, febre de Mayaro e febre Oropouche no estado. O documento completo está disponível no site oficial da fundação: www.fvs.am.gov.br.

PUBLICIDADE

Entre 1º de janeiro e 3 de julho de 2025, o Amazonas contabilizou 12.463 casos suspeitos de arboviroses. Desses, 3.464 foram confirmados como dengue, 91 de chikungunya, 57 de febre de Mayaro, 10 de zika e nenhum caso confirmado de febre Oropouche. Dois óbitos foram registrados em decorrência da dengue. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Leia também: ‘Queria casar e ter filhos’: Pai é preso em Manaus acusado de estuprar a própria filha desde os 6 anos

Os municípios com maior número de notificações incluem Manaus (2.520 casos), seguida por Atalaia do Norte (972), Jutaí (900) e Envira (819), entre outros.

A SES-AM reforça que casos leves devem ser tratados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto situações graves, com sintomas como sangramentos, dor abdominal intensa e alteração na pressão arterial, devem ser encaminhadas a emergências.

Para conter a propagação das arboviroses, é essencial eliminar locais de acúmulo de água. No caso da Febre Oropouche, a prevenção também envolve evitar áreas de mata entre 9h e 16h e manter quintais limpos. Atualmente, 44 municípios amazonenses oferecem vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

Glória Carratte toma posse na Câmara de Manaus após decisão da Justiça Eleitoral

Vereadora reassume cadeira na CMM após decisão do TRE-AM em ação que investigou suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais.

há 12 minutos

Manaus

Câmara de Manaus homologa concurso público e confirma posse dos aprovados para dezembro

Resultado final do certame foi homologado pela CMM, abrindo caminho para a convocação e posse dos candidatos aprovados em 1º de dezembro de 2026.

há 16 minutos

Brasil

Senado aprova projeto que libera venda de spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres

Texto segue para sanção presidencial e estabelece regras para compra, uso e comercialização do dispositivo em todo o país.

há 34 minutos

Brasil

Veja quem são os brasileiros sancionados pelos EUA por suposta ligação com o PCC

Departamento do Tesouro dos Estados Unidos acusa grupo de integrar esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa e impõe bloqueio financeiro.

há 37 minutos

Política

Wilson Lima usa resultados da Copa para alfinetar “velha política” e defender renovação no Amazonas

Ex-governador comparou zebras da Copa com a disputa política e afirmou que “os grandões” podem ser derrotados nas urnas.

há 40 minutos