A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas registra menor número de roubos a pedestre em uma década

Redução de mais de 50% entre janeiro e julho é resultado de policiamento reforçado e uso de tecnologia.

Por Hugo Guimarães

26/08/2025 às 12:08

Foto: Divulgação

O Amazonas registrou, entre janeiro e julho de 2025, o menor número de roubo a pedestre dos últimos dez anos. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram uma redução superior a 50% no período, resultado da combinação de policiamento ostensivo e investigativo com investimentos do governo em efetivo e tecnologia.

PUBLICIDADE

“O que vemos é o reflexo de um trabalho contínuo da Segurança Pública, que impacta positivamente vários indicadores criminais. O roubo a pedestres atingia diretamente trabalhadores, donas de casa e estudantes, e agora registramos uma queda expressiva, mas seguimos trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Segundo o Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM), em 2015, o estado registrou 19.402 roubos a pedestre entre janeiro e julho, com média de 2,7 mil por mês. Este ano, o número caiu para 9.860, uma redução de 50,82%. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destacou que a entrada de mais de mil novos soldados em 2024 reforçou o policiamento ostensivo.

“Com o reforço de novos soldados, conseguimos ampliar a presença policial e intensificar ações de patrulhamento e abordagens, prevenindo este tipo de crime”, explicou Paiva.

Tecnologia e inteligência no combate ao crime

O secretário Vinícius Almeida ressaltou que a utilização de tecnologias pelo Governo do Estado, aplicadas ao trabalho policial, também contribuiu para a queda nos números. Um exemplo é o Programa RecuperaFone, que auxilia na recuperação de celulares roubados.

PUBLICIDADE

O coordenador do Ciesp, Rouget Britto, explicou que grande parte dos roubos a pedestres têm como alvo os celulares das vítimas. Com a criação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve redução significativa desses crimes.

Além disso, a SSP-AM realiza reuniões periódicas com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) para identificar áreas com aumento de indicadores criminais e orientar o policiamento preventivo e ostensivo.

“Com base nesses dados, os comandantes aplicam ações estratégicas nas áreas de maior atenção, potencializando os resultados”, destacou Britto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

PMs vão a terreiro após denúncia de barulho, apreendem tambor e são acusados de intolerância religiosa em Manaus

Comunidade afirma que ritual de Tambor de Mina foi interrompido por policiais e anuncia que levará o caso aos órgãos responsáveis.

há 11 minutos

Caiu na rede é post!

Gusttavo Lima diz que devolveu cachê após cancelar show e promete processar prefeito de Surubim

Cantor afirma que apresentação foi cancelada por problemas de saúde, nega qualquer irregularidade e diz que sua equipe foi impedida de deixar a cidade.

há 25 minutos

Amazonas

STF determina que TJAM reavalie cobrança de antiga gratificação de servidores do Amazonas

Ministro Gilmar Mendes anulou decisão que autorizava a continuidade da cobrança de parcelas retroativas da Gratificação de Atividade Industrial (GAI). Caso deverá ser analisado novamente pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 38 minutos

Parintins 2026

Garantido encerra participação no Festival de Parintins com espetáculo inspirado na Terra Encantada

Boi vermelho levou à arena o tema “Parintins, Terra Encantada”, exaltou a cultura amazônica e marcou a despedida histórica de Isabelle Nogueira como Cunhã-Poranga.

há 49 minutos

Amazonas

Vídeo: Princípio de incêndio atinge alegoria do Garantido durante última apresentação no Festival de Parintins

Chamas foram controladas rapidamente por um bombeiro civil e o espetáculo do boi vermelho seguiu sem interrupções no Bumbódromo.

há 59 minutos