Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas registrou mais de 4 mil casos e 85 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave no último ano

As informações estão disponíveis no site da FVS-RCP, em www.fvs.am.gov.br.

Por Hugo Guimarães

07/01/2025 às 07:24 - Atualizado em 07/01/2025 às 07:26

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (06/01), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.

PUBLICIDADE

No Amazonas, de 1º de janeiro de 2024 a 04 de janeiro de 2025, foram registrados 4.413 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 88 casos nas últimas três semanas (15/12/24 a 04/01/25). Desses 4.413 casos notificados foram 1.796 SRAG por vírus respiratórios, sendo 15 nas últimas 3 semanas. Ainda de 1º de janeiro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, foram registrados 85 óbitos por vírus respiratórios.

Nas últimas três semanas (15/12/24 a 04/01/25), a faixa etária mais atingida são de pessoas com 60 anos ou mais (26,7%); menor de 1 ano (20%); de 1 a 4 anos (13,3%); de 10 a 19 anos (13,3%), mas há também ocorrência de pessoas com 40 a 59 anos (13,3%).

É importante destacar que, nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais foram: Rinovírus (21,8%), Adenovírus (5,8%), Parainfluenza (3,4%), Coronavírus (1,1%), entre outros.

Prevenção

Para prevenir a SRAG, a recomendação é a adoção de medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras de proteção respiratória, manter as mãos higienizadas, etiqueta respiratória e a vacinação contra covid-19 e influenza.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Jovem que morreu em acidente saiu de casa para comprar pão em Manaus

Família acompanhou a cena da tragédia.

há 5 minutos

Polícia

Seis pessoas são presas após jovem ser encontrado amarrado e torturado em Maués

Vítima de 23 anos foi localizada presa a um coqueiro após vizinhos ouvirem pedidos de socorro. Seis pessoas foram presas em flagrante em Maués.

há 23 minutos

Brasil

Banco Master consultou escritório da família de Alexandre de Moraes sobre captação de fundos de previdência

Parecer jurídico apontou que a instituição podia captar recursos de fundos previdenciários, mas alertou para riscos de corrupção.

há 27 minutos

Manaus

Mulher chora e se deita ao lado do corpo de marido morto após acidente em Manaus

Jovem morreu após colidir a motocicleta contra uma Fiat Strada na Rua Nova Esperança, no bairro João Paulo. A cena de desespero da família emocionou quem acompanhava a ocorrência.

há 34 minutos

Polícia

Vídeo mostra últimos momentos de homem antes de execução no Distrito Industrial II em Manaus

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima sob coação antes do homicídio. Polícia Civil deve analisar o conteúdo durante as investigações.

há 36 minutos