Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas tem 68 casos confirmados da Doença da Urina Preta, aponta boletim

O informativo é divulgado quinzenalmente.

Por Hugo Guimarães

15/12/2023 às 15:21 - Atualizado em 15/12/2023 às 15:26

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Notícias do Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, divulga, nesta sexta-feira (15/12), o Informe Epidemiológico de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. O documento está disponível em: https://abre.ai/hEbi.

PUBLICIDADE

No Amazonas, de janeiro até esta sexta-feira (15/12), foram notificados 102 casos, sendo 68 compatíveis e 30 descartados. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em: Itacoatiara (45), Manaus (10), Parintins (5), Manacapuru (3), Careiro da Várzea (2), Nova Olinda do Norte (1), Borba (1) e Silves (1). Não há óbitos relacionados à doença.

A FVS-RCP informa que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 68 casos compatíveis.

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, na capital e no interior, está preparada para fornecer assistência a casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é conhecida como doença de Haff.

Os sinais e sintomas mais comuns entre os casos compatíveis incluem: dor muscular, mal-estar, enjoo, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Michelle Bolsonaro diz estar “presa” com Jair Bolsonaro e adia decisão sobre candidatura ao Senado

Ex-primeira-dama afirmou que definirá até este fim de semana, em conjunto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

há 19 minutos

Polícia

PRF apreende cerca de 30 quilos de maconha e armas durante operação em Manaquiri

Suspeito foi preso em flagrante e autuado por tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso restrito.

há 22 minutos

Manaus

“Manaus vai travar”: rodoviários fazem ultimato e ameaçam nova greve de ônibus

Categoria ameaça greve caso os salários não sejam pagos até o próximo quinto dia útil.

há 27 minutos

Eleições 2026

Amom Mandel amplia patrimônio declarado em 424% entre as eleições de 2022 e 2026

Deputado federal declarou R$ 461,5 mil em bens à Justiça Eleitoral em 2026; patrimônio cresceu R$ 373,5 mil em quatro anos.

há 49 minutos

Manaus

Manaus inicia Campanha de Multivacinação 2026 para crianças e adolescentes na segunda-feira (3)

Ação da Prefeitura busca atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos e inclui nova dose de reforço contra a poliomielite.

há 51 minutos