Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amom cobra explicações ao MME sobre apagão em todo o Brasil

Parlamentar questionou o ministério e a ANEEL sobre as falhas e criticou a prestação de serviços da concessionária de energia no Amazonas.

Por Hugo Guimarães

15/08/2023 às 16:50 - Atualizado em 16/08/2023 às 07:49

AMOM Cobra Explicações do MME sobre Apagão Nacional – Foto: Divulgação

Em requerimento enviado ao Ministério de Minas e Energia (MME), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) questionou as causas da queda de energia em todo o País, nesta terça-feira (15/08). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as falhas foram maiores na região Norte, resultando na queda de 83,3% do sistema, seguido pela região Nordeste com 44,4%.

PUBLICIDADE

No Amazonas, além da capital, os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins também sofreram com o apagão nacional. No documento enviado ao MME, o parlamentar indagou o motivo para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ocuparem o espaço de prioridade na retomada das cargas elétricas, mesmo sendo minimamente atingidas em relação às demais regiões.

A divulgação de informações técnicas sobre o apagão, além de esclarecimentos sobre as medidas que serão tomadas para evitar que problemas como esse se repitam, foram enfatizadas no requerimento. Pensando nos consumidores finais afetados pela falta de energia elétrica, Amom Mandel também questionou sobre quem, quando e como esses prejuízos poderão ser ressarcidos.

“A prioridade é reunir com a Agência Nacional de Energia Elétrica e com o Ministério de Minas e Energia para cobrar esclarecimentos sobre o apagão que tomou conta do Brasil. Como parlamentar e membro da Comissão de Minas e Energia não posso permitir que isso aconteça sem as devidas explicações e precauções para evitar que isso não se repita”, declarou o parlamentar.

Antes do incidente desta terça-feira, o deputado já havia encaminhado outros requerimentos à pasta solicitando informações sobre as denúncias relacionadas à qualidade da prestação de serviço da concessionária de energia elétrica no Estado, a Amazonas Energia. “A energia em Manaus já está abandonada. A Amazonas Energia sofre com constantes apagões e não tem demonstrado, até então, a capacidade de manter a concessão pública que se estabelece”, finalizou.

Veja também: Câmara de Borba segue com processo de cassação de Simão Peixoto. Clique aqui e saiba mais.

PUBLICIDADE

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clique aqui.

CD239466427500 – Apagão Amazonas

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice e define chapa do PL para a disputa presidencial

Deputado federal por Alagoas foi escolhido após semanas de negociações internas e terá a missão de reforçar a campanha bolsonarista no Nordeste.

há 9 minutos

Polícia

Conselheiro do tribunal do crime é preso após jovem ser brutalmente torturado em matagal no AM

Vítima conseguiu fugir durante o chamado “tribunal do crime” e revelou à polícia detalhes da violência sofrida. Outros envolvidos seguem foragidos.

há 38 minutos

Violência Familiar

Nova Suzane Richthofen? Idoso morre ao levar facada do namorado da neta

Idoso ficou mais de um mês internado após ser atingido por cinco facadas; antes de morrer, apontou o companheiro da neta como autor do ataque.

há 46 minutos

Greve dos rodoviários

Nova greve dos rodoviários pode causar caos no transporte público e deixar Manaus sem ônibus; veja data

Rodoviários ameaçam cruzar os braços caso os salários não sejam pagos até o quinto dia útil; sindicato convocou coletiva para anunciar a decisão.

há 55 minutos

Corrida ao Planalto

Mistério chega ao fim: Flávio Bolsonaro anuncia vice nesta quarta-feira após pressão jurídica do PL

Nome será apresentado no último dia das convenções partidárias; legenda correu para definir a chapa presidencial dentro do prazo da Justiça Eleitoral.

há 1 hora